Sociedade

População chamada a plantar árvores na Mata do Urso

11 nov 2019 12:00

Cerca de 20 mil árvores vão ser plantadas na envolvente à lagoa da Ervedeira, numa iniciativa promovida pela Câmara de Leiria.

populacao-chamada-a-plantar-arvores-na-mata-do-urso
Plantação segue um plano desenvolvido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas
Ricardo Graça

Realiza-se este sábado, dia 16, a primeira de duas acções de plantação de árvores na Mata Nacional do Urso, na envolvente à lagoa da Ervedeira. A iniciativa é promovida pela Câmara de Leiria, que está a convidar a população a participar na acção, a repetir no sábado seguinte, dia 23. No total, serão plantadas cerca de 20 mil árvores, num talhão com 16,8 hectares.

Em comunicado, o Município adianta que se trata de um investimento de 19 mil euros, a concretizar com o apoio de várias instituições, entre as quais a a Páginas de Música - Associação de Solidariedade e Apoio Social, que colabora na preparação do terreno a reflorestar nos dois dias. O projecto Terra de Esperança, da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e da Fundação Galp, participa com doação de plantas e organização de acção de voluntariado, enquanto a EDP Distribuição também oferecerá árvores com doação de plantas.

As espécies escolhidas são o pinheiro-bravo e o pinheiro-manso, seguindo um plano de arborização desenvolvido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

"Depois do trágico incêndio quase ter destruído por completo o nosso pinhal, este é o momento para nos juntarmos e mostrarmos uma vez mais o grande espírito de união que caracteriza a nossa região”, realça a vereadora do Ambiente Ana Esperança, que apela à participação da população nestas iniciativas.

Os interessados em participar na acção deste sábado dia 16, que decorrerá entre as 9:30 e as 13 horas, deverão inscrever-se no site http://www.terradeesperanca.pt/. Para a aação do dia 23, as inscrições devem ser efectuadas para o e-mail diasambiente@cm-leiria.pt.