Sociedade

Pombal testa meios em simulacro de acidente ferroviário na linha do norte

22 abr 2024 09:25

Exercício Pombal FERREX24 realiza-se no dia 27 de Abril, às 22:30 horas

pombal-testa-meios-em-simulacro-de-acidente-ferroviario-na-linha-do-norte

O Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Leiria vai organizar, em conjunto com o Serviço Municipal de Protecção Civil de Pombal, um exercício de acidente ferroviário na linha do norte, denominado Pombal FERREX24.

O simulacro, que decorrerá no próximo dia 27 de Abril, às 22:30 horas, consiste na simulação de uma colisão de um comboio de passageiros com um comboio de transporte de matérias perigosas.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Pombal, esta é uma actividade que "pretende testar procedimentos de coordenação ao nível estratégico, bem como o conceito de operação no nível táctico e de manobra, tendo em vista atingir um elevado nível de eficiência na intervenção e sustentação das operações decorrentes de acidentes multivítimas".

O exercício Pombal FERREX24 é de coordenação de nível sub-regional, desenvolvendo-se na região de Leiria, em estreita articulação com o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Coimbra assumindo-se, assim, "como uma forma pro-activa de preparação operacional".

O simulacro permite "testar a articulação entre todos os agentes de protecção civil, na resposta a um evento multivítimas, envolvendo também a resposta com meios específicos de matérias perigosas".

O exercício irá decorrer na linha ferroviária do norte, a norte da Estação de Pombal, na zona próxima do quartel-sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Estarão envolvidos cerca de 50 veículos e mais de uma centena de operacionais de 19 corporações de bombeiros, CP, MEDWAY, Infraestruturas de Portugal, Polícia Judiciária, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Câmara Municipal de Pombal, Agrupamentos de Escuteiros, Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, Guarda Nacional Republicana, Política de Segurança Pública e Força Especial de Protecção Civil.