Viver

Pombal promove a semana da leitura para "aproximar a biblioteca à comunidade"

9 mar 2022 15:47

Com o tema “Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar”, o objectivo é levar o livro e a leitura para fora de portas

pombal-promove-a-semana-da-leitura-para-aproximar-a-biblioteca-a-comunidade
Semana da leitura em Pombal
DR

Até ao dia 11, Pombal promove a semana da leitura com o objectivo de "aproximar a biblioteca à comunidade".

Segundo nota da autarquia, o programa está adaptado a todas as idades e com ofertas de promoção do livro e da leitura, diversificadas, para cumprir a meta anunciada e apoiar o desenvolvimento da leitura do ponto de vista educativo e cultural.

"Associada às promoções do Plano Nacional de Leitura, a semana da leitura pretende festejar a leitura como acto de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo.

Com o tema “Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar”, o objectivo é levar o livro e a leitura para fora de portas e aos mais variados públicos desde crianças a idosos.

O Jardim do Cardal será palco da Feira do Livro Solidária, onde haverá troca de livros por bens essenciais não perecíveis, que serão entregues à Conferência de São Vicente Paulo que posteriormente os distribuirá pelas famílias do concelho de Pombal que apoiam.

Já as “leituras em linha”, realizadas em articulação com as comissões sociais de freguesia, têm o objectivo de, ao telefone, contactar idosos que se encontrem em isolamento partilhando com eles algumas leituras.

“Histórias ao megafone” consiste na adaptação à Biblioteca Itinerante de um megafone que permita, durante a circulação, que haja divulgação não só do programa da semana da leitura, como também a leitura de algumas pequenas histórias em vários locais do concelho.

O programa contempla, ainda, a oficina de ilustração “Se eu fosse um pássaro”, dinamizada por Ana Sofia Gonçalves, de forma a envolver a comunidade num mundo mágico, nomeadamente da comunidade escolar.

“Ao encontro da escrita” é a proposta de conversa com dois escritores relevantes para o público juvenil e adulto.

De um lado, Nuno Caravela, autor dos livros do Bando das Cavernas, dos títulos mais requisitados da Biblioteca Municipal e das bibliotecas escolares.

Do outro, Nuno Nepomuceno, um escritor para adultos, cujo último livro “A Noiva Judia”, foi recentemente publicado.