Sociedade

Pombal manifesta pesar pelas seis vítimas da colisão no IC8

24 set 2018 00:00

Homens viviam no concelho de Pombal, onde trabalhavam em duas empresas diferentes.

pombal-manifesta-pesar-pelas-seis-vitimas-da-colisao-no-ic8-9280

O Município de Pombal expressa “o seu maior pesar pelas vítimas do violento acidente” registado hoje de manhã no Itinerário Complementar 8, no qual morreram seis homens deste concelho.

A Câmara de Pombal, liderada por Diogo Mateus, enviou uma nota à comunicação social a expressar o “maior pesar pelas vítimas do violento acidente” e “cujo fatídico desfecho deixou todo o concelho em estado de consternação, ficando hoje mais pobre com a perda da vida de seis pombalenses”.

O Município informou ainda que, em conjunto com os seus parceiros institucionais, “disponibilizou desde a primeira hora todos os meios necessários para apoiar os familiares das vítimas, nomeadamente no que concerne ao apoio psicológico”.

“Neste momento de enorme pesar, o Município de Pombal acompanha na sua dor todas as famílias atingidas por esta tragédia, estendendo a nossa desolação a todos os responsáveis e colaboradores das empresas que esta manhã faziam deslocar as vítimas para os seus respetivos locais de trabalho”, refere o mesmo comunicado.

As seis vítimas mortais do acidente que hoje envolveu duas viaturas de mercadorias no IC8 em São João da Ribeira, Pombal, tiveram morte quase imediata, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Paulo Albano acrescentou que quando os primeiros meios chegaram ao local algumas vítimas já não tinham sinais vitais. 

O comandante do Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR, Daniel de Matos, afirmou que as vítimas são seis homens, seguindo quatro na viatura no sentido Pombal-Figueira e as restantes no sentido contrário.

As causas do acidente vão ser investigadas pelo Núcleo de Investigação da GNR, que apenas avança o que foi constatado no local: a viatura que seguia no sentido Pombal-Figueira da Foz entrou na faixa de rodagem contrária e colidiu de frente com o outro veículo ligeiro de mercadorias, tendo-o arrastado cerca de 12 metros.

Os veículos, segundo a GNR, pertenciam a duas empresas, uma de construção civil e outra de pavimentos, do concelho de Pombal.

O IC8 tem sido palco de vários acidentes mortais. Em Agosto, a Assembleia da República recomendou ao Governo a requalificação urgente do IC8, entre Pombal e Ansião, com vista a diminuição da sinistralidade.

Também a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) exigiu, em maio, a requalificação dos itinerários complementares 8 e 2, onde têm ocorrido acidentes com vítimas mortais.

“A CIMRL considera que a memória de todos os que têm perdido a vida, seja no IC8 ou no IC2, leva-nos à obrigação cívica e política de tudo fazer para que, de uma vez por todas, quem de direito faça o que tem de ser feito – a requalificação completa e adequada dos troços identificados do IC2 e IC8 na região de Leiria”, lê-se numa moção enviada ao Governo, deputados e “a todos os que possam, de forma direta e indireta, contribuir para a resolução desta prioridade regional”.

No documento, denominado Pela requalificação e segurança do IC8 e IC2 nos concelhos de Ansião e Pombal, na região de Leiria, a CIMRL afirma ser “indigno de um Portugal moderno, socialmente injusto e fator de inibição da fixação de pessoas e da actividade económica, o prolongamento ao longo de vários anos da situação de negligência grave do Estado, através da ausência de uma intervenção profunda de requalificação do IC8, no troço que liga Pombal a Avelar (Ansião)”.