Sociedade

Pombal desinfecta Cumeira após segunda morte por Covid-19 e Ourém regista terceiro infectado em Fátima

24 mar 2020 14:50

Freguesia de Pombal lamenta a primeira vítima mortal por Covid-19 na freguesia, sendo a segunda de uma pessoa natural do concelho, após o óbito de uma idosa natural da freguesia do Carriço

pombal-desinfecta-cumeira-apos-segunda-morte-por-covid-19-e-ourem-regista-terceiro-infectado-em-fatima
Números da Direcção-Geral da Saúde actualizados esta manhã dão conta de 293 infectados na zona Centro
Ricardo Graça

A mais recente vítima residia no lugar da Cumieira, Pombal, e a Junta de Freguesia de Pombal resolveu avançar com um processo de higienização do espaço público naquela localidade.

"Vai começar hoje mesmo. O produto a utilizar é hipoclorito de sódio, ambientalmente sustentável, com o aval das autoridades de saúde pública, não sendo nocivo nem para as pessoas nem para o meio ambiente", refere o presidente da Junta, Pedro Pimpão, em comunicado

O plano foi articulado com o Município de Pombal e seguir-se-á a identificação de pontos de maior risco na cidade e freguesia de Pombal.

A Junta de Freguesia, além das medidas já aplicadas no âmbito do plano de contingência, tem ainda uma linha aberta de apoio à população sénior da freguesia, com entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos.

Na escola Conde Castelo Melhor, está a assegurar as refeições aos alunos do escalão A e aos profissionais do Centro de Saúde de Pombal, em colaboração com o Município.

Entretanto, o concelho de Ourém regista mais uma pessoa infectada. Segundo o jornal Notícias de Ourém, será um homem, de 75 anos, que regressou de uma viagem, há uma semana, e reside na freguesia de Fátima.

Apresentava como dor torácica, tosse, mas sem febre, e mal-estar generalizado. 

O resultado do teste foi conhecido ontem, 23 de Março.

O infectado encontra-se estável e as oito pessoas, que convivem diariamente com ele, estão em isolamento profiláctico, segundo explicou o delegado de Saúde, José Martins. 

O grupo de cerca de 50 pessoas, que se deslocou nesta viagem e que teve contacto com o homem, está a ser avisado para iniciar o isolamento.