Sociedade

Pombal avança para a rega inteligente e limpeza de ruas optimizada

1 set 2022 15:14

Medidas contra a seca e desperdício de água

pombal-avanca-para-a-rega-inteligente-e-limpeza-de-ruas-optimizada
Está também a instalação de contadores inteligentes, que poderão identificar fugas nos primeiros minutos da ruptura de condutas
Anthony Lee@Unsplash
Jacinto Silva Duro

A Câmara de Pombal vai instalar um programa-piloto de rega inteligente no Jardim do Vale e no Jardim do Cardal, dotada de sensores, que irá permitir a gestão mais eficiente da água utilizada nas regas dos espaços verdes.

A medida reveste-se de grande importância no actual período de seca severa/extrema que o País enfrenta e a aquisição dos equipamentos foi concluída na semana passada.

No terreno, está ainda a finalização da instalação de Zonas de Medição e Controlo, que permitem um acesso centralizado e perceber se existem perdas de água ou consumos excessivos, por sectores.

Em estudo está também a instalação de contadores inteligentes, que poderão identificar fugas nos primeiros minutos da ruptura de condutas, seja ela no interior de propriedades privadas, seja no exterior.

A vice-presidente da câmara, Isabel Marto, sublinha a necessidade de continuar a proceder a esforços de sensibilização junto da população.

“É um tema que está a ser debatido a outro nível, além do municipal”, explica, referindo-se à discussão que tem sido levada a cabo na Comunidade Intermunicipal de Leiria.

A vice-presidente sublinhou ainda o trabalho feito pela empresa municipal PMU - Manutenção Urbana no esforço de redução de água na limpeza urbana.