Sociedade

Pombal assinala o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

15 abr 2022 12:00

Abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado com o Laço Azul

pombal-assinala-o-mes-da-prevencao-dos-maus-tratos-na-infancia
O Município de Pombal, a Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI), a Junta de Freguesia de Pombal e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), estão a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
 
Entre as actividades a realizar, destacam-se os calendários dos afectos, para pais e crianças, com sugestões de afectos para cada um dos dias do mês, refere o Município de Leiria na sua página de facebook.
 
"Afectos que podem (e devem) ser replicados nos restantes meses do ano."
 
Durante este mês, estão agendadas acções de sensibilização e prevenção dos maus-tratos na infância realizada pela Comissão Social de Freguesia de Pombal às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo a frequentar as "Férias Felizes" e pela CLDS 4G - Rosa dos Ventos dirigida aos pais e mães, encarregados de educação e comunidade geral, agendada para o dia 21 de Abril às 21 horas no Teatro-Cine de Pombal.
 
No dia 28 de Abril, às 10 horas, serão exibidas estátuas humanas feitas por crianças e jovens.
 
No dia 30 de Abril, está agendada uma caminhada, com concentração às 16 horas no Largo do Cardal.
 
Será ainda distribuído o Laço Azul e um flyer com a explicação da sua história.
 
 

Laço Azul

“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.

Bonnie W. Finney

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas.

O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, actualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.