Sociedade

Pombal assinala arranque do ano lectivo com jornadas “Crescer com Sentido[s]”

5 set 2022 16:13

Evento decorre entre os dias 12 e 14 de Setembro

pombal-assinala-arranque-do-ano-lectivo-com-jornadas-crescer-com-sentidos
Secretário de Estado da Educação deverá abrir Jornadas da Educação
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Pombal vai dar o arranque do ano lectivo 2022/2023 com a realização das Jornadas da Educação, sujo tema é "Crescer com Sentido[s]", que decorrerão entre os dias 12 e 14 de Setembro.

A iniciativa conta com a participação do secretário de Estado da Educação, António Leite, e do presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, na sessão de abertura.

"Crescer com Sentido[s]" pretende "valorizar percursos, desenvolvendo recursos que façam a diferença no futuro das novas gerações, em parceria e proximidade", o que só será possível "se estivermos abertos a novas abordagens e metodologias, se promovermos conjuntamente acções diferenciadoras, propícias ao desenvolvimento do bem-estar em diferentes domínios", refere uma nota de imprensa da Câmara.

As jornadas assinalam o início do novo ano lectivo "através da interlocução entre investigadores e especialistas, docentes e não docentes, técnicos e encarregados de educação, neste ano particularmente desafiante em que se operou a transferência de competências em matéria de educação para as autarquias e se começa a inverter paulatinamente o ciclo de perda de alunos".

"Reconhecendo a importância de uma abordagem tão holística quanto possível das aprendizagens, com vista a um melhor entendimento dos desafios da educação contemporânea, o Município de Pombal tem apostado no desenvolvimento de contextos educadores no sentido mais abrangente, transversais a várias competências do saber ser, do saber fazer e do saber estar", lê-se no comunicado.

Do programa fazem parte temas como (Re)Pensar a escola, (Re)Despertar a criatividade, experiências inspiradoras, apresentação de programas e projectos de capacitação, InqueitAÇÕES: novos desafios para a saúde mental, Alimentação e razão: combinações improváveis?, Comunic@rte e Crescer logicaMente competente.

Programa das jornadas