Viver

Pombal assinala 250 anos da concessão do título do Marquês com webinar

15 set 2020 12:14

“Pombal: um valido ou um ‘primeiro-ministro’?” será o tema do webinar que irá decorrer na próxima quinta-feira, 17 de Setembro, a partir das 18:30 horas

pombal-assinala-250-anos-da-concessao-do-titulo-do-marques-com-webinar
Várias iniciativas culturais irão decorrer nos próximos dias em Pombal
Ricardo Graça

No âmbito das comemorações dos 250 Anos de Concessão do Título de Marquês de Pombal, o Município de Pombal está a realizar, através da sua Unidade de Turismo, um conjunto de actividades que se prolongarão pelos próximos meses.

Pombal: um valido ou um ‘primeiro-ministro’? será o tema do webinar que irá decorrer na próxima quinta-feira, 17 de Setembro, a partir das 18:30 horas, a cargo de José Subtil, professor catedrático na Universidade Autónoma de Lisboa e membro da Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória, anuncia a Câmara em comunicado.

Além de possibilitar participações presenciais, limitada e mediante inscrição prévia, o webinar será transmitido em streaming através do portal do Município.

No sábado, dia 19, a Igreja Matriz de Pombal acolhe às 21:30 horas o concerto A Criação de Haydn, pelo Quarteto Arabesco. O grupo propõe-se apresentar a obra A Criação de Haydn, numa versão da época para quarteto de cordas, interpretação historicamente informada em instrumentos de época, contando com a narração dos textos pelo actor André Gago.

Trata-se de uma das mais aclamadas obras da história da música, composta no tempo do Marquês de Pombal.

"Patente ao público na zona histórica da cidade encontra-se a exposição de Chapéus Pombalinos, que pretende evidenciar o impulso dado pelo Marquês de Pombal à indústria de chapelaria no concelho e evocar a produção da Real Fábrica de Chapéus da Gramela. Por outro lado, a iniciativa pretende embelezar e dinamizar o centro histórico, tornando-o mais atractivo", nota a Câmara.

"Procura igualmente potenciar o envolvimento da comunidade, em particular da comunidade educativa, lojistas da zona histórica, Associação de Artesãos de Pombal e amigos do Museu Marquês de Pombal, envolvendo-os na decoração das ruas e enchendo de arte, cor e cultura o centro urbano histórico da cidade, transformando-o numa galeria de arte", prossegue a Autarquia.

Por sua vez, o Museu Marquês de Pombal acolhe a exposição Coches Miniaturas. Modelismo de Coches, de autoria de José Cardoso Brito. "Trata-se de uma colecção de 12 miniaturas de coches, reais e pessoais, charretes e de trabalho, com uma qualidade artística e pormenores de execução ímpares, representando réplicas fidedignas dos seus originais", descreve o Município.