Sociedade

Pombal apresenta plano estratégico da educação para promover sucesso educativo

30 nov 2021 14:40

O documento, que recolheu contributos de várias entidades de diferentes áreas, defende ainda a prática do desporto e uma maior acessibilidade da cultura aos cidadãos.

pombal-apresenta-plano-estrategico-da-educacao-para-promover-sucesso-educativo
Estratégia pretende acabar com o absentismo escolar
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Pombal apresentou hoje o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM), que pretende ser um documento orientador para o período de 2021-2025, com o objectivo de promover o sucesso educativo e a prevenção do abandono escolar.

Pedro Pimpão, presidente da câmara, salienta que a educação é um dos instrumentos para que “haja menos exclusão social e pobreza”.

“No município queremos ter uma perspectiva holística da escola, muito além da matriz pedagógica e curricular, mas que tenha intervenção em muitas áreas, com destaque para o empreendedorismo na escola, novas tecnologias e forma responsável de as utilizar ou a sustentabilidade ambiental”.

Dando “especial atenção” às creches, Pedro Pimpão afirma que o projecto pretende “olhar de uma forma integrada desde o pré-escolar ao ensino superior”.

O referencial, que contou com a orientação científica e metodológica da Faculdade de Educação e Psicologia do Porto da Universidade Católica, pretende, entre outras ações, garantir a curto prazo a melhoria da taxa de conclusão da escolaridade obrigatória de 12 anos, apoiar alunos com necessidades educativas especiais, de modo a promover a sua inclusão, alfabetizar a população adulta e aumentar o número de jovens em cursos de especialização tecnológica.

Assente em seis eixos, o plano estabelece a implementação de quatro deles com carácter de urgência, nomeadamente a valorização dos recursos educativos, a igualdade de oportunidades e promoção do sucesso educativo, o crescimento baseado no conhecimento, na inovação, cultura, sustentabilidade e participação e a educação, qualificação e formação ao longo da vida.

O documento destaca ainda como importante a cooperação e articulação institucional entre entidades educativas e formativas e o mercado de trabalho e a monitorização e avaliação das políticas e projetos educativos.

Uma educação assente na multiculturalidade, o combate ao absentismo e abandono escolar, a melhoria dos resultados académicos e a preparação dos alunos para as profissões do futuro são outras propostas do PEEM.

A promoção da participação, cidadania e envolvimento da comunidade, a educação experimental e artística para o exercício da cidadania e instituir políticas colaborativas na transição entre o sistema educativo e o mercado de trabalho são outros objetivos do plano.

Com o plano de acção apresentado, “pretende-se responder aos reptos da interdisciplinaridade, da aplicação da ciência experimental a problemas reais e à necessidade de integração do conhecimento e da inovação com a participação da sociedade e dos diferentes parceiros da comunidade científica”.

O documento, que recolheu contributos de várias entidades de diferentes áreas, defende ainda a prática do desporto e uma maior acessibilidade da cultura aos cidadãos.