Sociedade

Pombal adere a rede de intervenção na violência doméstica no distrito

9 fev 2022 09:48

Para promover a sinalização, atendimento, encaminhamento, apoio e protecção de vítimas

pombal-adere-a-rede-de-intervencao-na-violencia-domestica-no-distrito
.
Unsplash

Pombal vai aderir à Rede Integrada de Intervenção na Violência Doméstica do Distrito de Leiria que tem como objectivo a melhoria da resposta da prevenção, protecção e combate à violência contra mulheres e à violência doméstica.

A medida faz parte da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual.

O protocolo de cooperação, proposto pela Mulheres Séc. XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres, entidade promotora da rede, foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal, sendo que o documento, subscrito por vários municípios e entidades do distrito de Leiria, tem como fim o desenvolvimento e adopção de políticas definidas nas áreas da igualdade, da violência e da não descriminação numa lógica de intervenção integrada e do desenvolvimento local.

Além disso, promove as condições e articulações necessárias à sinalização, atendimento, encaminhamento, apoio e protecção de vítimas de violência doméstica.

O protocolo visa ainda reforçar o papel do trabalho em rede e cooperação institucional e técnica regular, fomentando uma intervenção articulada entre as entidades com competências na área da violência doméstica e criar e manter canais de comunicação ágeis e facilitadores da intervenção, assim como, capacitar as entidades para uma intervenção mais activa e esclarecida, junto de grupos vulneráveis, e sensibilizar a comunidade para as questões da violência doméstica, reforçando o sentimento de intolerância social e estimulando a denúncia.