Sociedade

Politécnico de Leiria preenche quase 88% das vagas e esgota cursos de saúde

27 set 2020 11:39

De acordo com os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o Politécnico de Leiria já esgotou vagas em 32 das 51 licenciaturas. Para a segunda fase, sobraram 298 lugares.

politecnico-de-leiria-preenche-quase-88percent-das-vagas-e-esgota-cursos-de-saude
Maria Anabela Silva

O Politécnico de Leiria (IPLeiria) preencheu 87,9% do total de vagas que abriu no âmbito do concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para a segunda fase, sobraram 289 lugares, sendo que para os cinco cursos da Escola Superior de Saúde já não há nenhuma vaga disponível.

Segundo dados divulgados hoje pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), foram colocados no IPLeiria 1.886 novos alunos, dos quais 1.072 entraram na sua primeira opção.

Os dados da DGES revelam ainda que, das 51 licenciaturas disponibilizadas pelo IP Leiria, 32 (63%) esgotaram todas as vagas na primeira fase do concurso nacional, com destaque para a Escola Superior de Saúde que preencheu a totalidade dos lugares disponíveis.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados da primeira fase, em que o Politécnico de Leiria colocou mais 275 estudantes que no ano letivo anterior. Este resultado vem reforçar a ideia do Politécnico de Leiria como uma das instituições públicas de ensino superior de referência em Portugal", salienta Rui Pedrosa, presidente da instituição. 

Uma nota de imprensa do IPLeiria realça ainda o facto de a instituição ter tido "8.555 candidatos, que se traduziu num aumento de mais de 24% do número de estudantes que escolheram o Politécnico de Leiria nas suas opções". Entre os 1.886 novos estudantes colocados, "1.072 entraram na sua primeira opção, que se traduz num aumento de 11,3%".

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria tem sete das nove licenciaturas também integralmente preenchidas. Restam apenas 17 vagas para o curso de Relações Humanas e Comunicação Organizacional (ensino à distância) e 22 para a licenciatura de Ensino Básico.

Situação semelhante regista-se na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que esgotou sete dos nove cursos. Nesta escola, sobraram para a segunda fase três vagas no curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro e 16 para Programação e Produção Cultural.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria é aquela que, no universo IPLeiria, tem mais vagas em aberto para fase seguinte (174), com destaque para Engenharia Civil, que tem 32 lugares disponíveis (apenas um ingresso na primeira fase) e Engenharia de Energia e Ambiente, que também só preencheu uma das 28 vagas. Em contrapartida, nove das 19 licenciaturas da ESTG ficaram já todas preenchidas, garantindo à instituição a colocação, nesta fase, de 651 novos estudantes.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar assegurou, para já, a entrada de mais 298 alunos, tendo esgotado as vagas em quatro das nove licenciaturas (Biologia Marinha e Biotecnologia; Turismo; Gestão Turística e Hoteleira e Marketing Turístico). Para a fase seguinte há 57 lugares em abertos, 22 dos quais no curso de Engenharia Alimentar, que só teve três ingressos, e 19 em Gestão Alimentar.

Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas colocadas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta – do último estudante colocado – foram: Design Gráfico e Multimédia (160,7), Fisioterapia (159,6), Enfermagem (145,2), Gestão (140), Jogos Digitais e Multimédia (139,8), Som e Imagem (139,6) e Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (138).

A nível nacional, o resultado da primeira fase de acesso ao ensino superior ditou a colocação de 50.964 novos estudantes, “o que corresponde a um aumento de 15% em relação à mesma fase do concurso de 2019-2020”, realça uma nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

De fora, ficaram, para já, cerca de 12 mil candidatos, que irá agora ter a possibilidade de tentar uma das 6 050 vagas que sobraram para a segunda fase do concurso, que começa esta segunda-feira.

Dos 50 mil caloiros, pouco mais de 30 mil vão para o ensino universitário (30.671) enquanto as instituições politécnicas vão receber cerca de 20 mil novos estudantes (20.293).

Tanto as universidades como os institutos politécnicos registam um aumento de cerca de três mil alunos em relação ao ano passado. As universidades passam de 27.280 para 30.671 e o ensino politécnico de 17.220 para 20.293 alunos.

Os resultados da primeira fase do concurso estão disponíveis na Internet desde as 00:01 de hoje no ‘site’ da Direcção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.