Sociedade

Politécnico de Leiria mostra projectos de investigação em Open Day Indústria

30 abr 2023 10:46

Evento decorre dia 4 de Maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão

politecnico-de-leiria-mostra-projectos-de-investigacao-em-open-day-industria
Evento terá lugar na ESTG a partir das 13:30 horas
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria abre as portas à comunidade no dia 4 de Maio, para dar a conhecer projectos de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i), e apresentar tecnologias.

Em comunicado, o Politécnico de Leiria informa que o Open Day Indústria decorre no auditório 1 do Edifício B da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, a partir das 13:30 horas, e "constitui uma oportunidade de networking entre professores, investigadores e estudantes do Politécnico de Leiria e profissionais da indústria".

Durante o evento, as empresas que mais se destacaram pela colaboração com o Politécnico de Leiria nos últimos cinco anos, criando valor para a comunidade académica e para os seus resultados de investigação, serão homenageadas com a atribuição de uma Menção de Mérito.

O Open Day Indústria enquadra-se nas actividades do projeto Knowledge Circle, que tem como objectivo a valorização económica dos resultados de I&D+i através da transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial, nas áreas de influência do Politécnico de Leiria e do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), nota a organização.

Depois do registo dos participantes, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, o pró-presidente da Investigação e Inovação do IPCA, João Vilaça, e a coordenadora do projecto Knowledge Circle, Eduarda Fernandes, são os oradores da sessão de abertura, às 14 horas.

Segue-se, pelas 14:15 horas, a apresentação de projectos desenvolvidos em colaboração com empresas. Pelas 15:45 horas, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, apresenta o PRR enquanto contributo para o reforço dos processos de co-criação entre a academia e as empresas, seguido de coffee break com visita à exposição.

Pelas 16:15 horas, o anterior secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, profere uma palestra sobre a importância da transferência de conhecimento e tecnologia na competitividade das empresas, seguindo-se uma apresentação da administradora da Agência Nacional de Inovação, Alexandra Vilela, pelas 17:45 horas.

A atribuição do prémio +colaboração IPLeiria - Empresas está agendada para as 18:15 horas.

O evento termina com a sessão de encerramento e a visita à exposição, pelas 18:30 horas. A participação no Open Day Indústria é gratuita, mas necessita de inscrição até dia 2 de Maio, através do formulário: https://forms.office.com/e/K1rZBg2ZuF