Sociedade

Politécnico de Leiria integra projecto-piloto ‘UAARESuperior’

10 fev 2024 12:08

Iniciativa pretende facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas

politecnico-de-leiria-integra-projecto-piloto-uaaresuperior
Reunião com o secretário de Estado em Leiria
DR

O Politécnico de Leiria foi seleccionado para integrar um novo projecto-piloto do Governo, ‘UAARESuperior’, cujo objectivo passa por facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição.

Numa reunião realizada esta semana no Politécnico de Leiria, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, lançou o desafio para a instituição se tornar parceira da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) no ensino superior para promoção do sucesso académico dos estudantes-atletas, refere uma nota de imprensa.

Para Carlos Rabadão, a escolha do Governo é um orgulho, pois espelha o “reconhecimento do trabalho que tem sido feito em prol desta conciliação, a que chamam carreira dupla”.

“Sabemos que, para poderem dedicar-se e serem bons atletas e terem êxitos desportivos, os nossos estudantes têm de treinar e de abdicar de aulas e avaliações. O que fazemos é arranjar as estratégias alternativas para os apoiar e colmatar estas falhas que eles vão tendo, ajudando-os a terem sucesso nas cadeiras e acabarem em curso”, acrescenta o presidente do Politécnico de Leiria.

As medidas poderão passar por uma maior flexibilidade no percurso académico. As aulas práticas poderão ter momentos desfasados dos colegas, assim como os períodos de avaliação.

Estes estudantes-atletas enfrentam períodos longos de treinos intensivos de preparação para competições, o que os impede de poderem dedicar-se à escola. “Se calhar, teremos de concentrar mais o que é a componente de ensino nos momentos em que estão mais libertos de competições e fazer a gestão da sua disponibilidade deles, dentro do possível, reprogramando algumas actividades”, explica o presidente.

Segundo Carlos Rabadão, algumas destas medidas já são postas em prática no Politécnico de Leiria, de acordo com o regulamento interno para estudantes de alta competição, trabalhadores-estudantes e alunos com necessidades especiais. Agora, poderá ser possível criar a figura de um tutor, que acompanhe o atleta e “que articula com os colegas das cadeiras a que aquele faltou, para ter um apoio adicional, esclarecimento de dúvidas e encontrar, às vezes, outros momentos para as avaliações”.

Por outro lado, estes estudantes poderão ter uma carga de ensino mais intensiva em determinados períodos, para compensar as suas ausências por períodos longos, apontou ainda o responsável.

No âmbito do trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em prol do estatuto de estudante-atleta, o Politécnico de Leiria foi distinguido, em 2023, com o Selo Estudante-Atleta, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tendo ficado na classificação geral em segundo lugar, em ex-aequo.

Já em 2022, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a instituição obteve também a certificação da Bandeira da Ética, concedida pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

A instituição detém ainda, desde 2021, a certificação Healthy Campus, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), tendo sido a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir esta certificação mundial, com a classificação máxima ‘Platina’.

Esta certificação tem como principal objectivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.