Viver

Politécnico de Leiria e hospital expõem na Livraria Arquivo “O Design, a Saúde e o Cuidar”

13 set 2023 14:42

Inauguração decorre esta sexta-feira, dia 15 de Setembro, às 18 horas, em Leiria

politecnico-de-leiria-e-hospital-expoem-na-livraria-arquivo-o-design-a-saude-e-o-cuidar

A exposição O Design, a Saúde e o Cuidar, focada no uso do design participativo na área da saúde, através da exibição do processo de investigação em design aplicado ao desenvolvimento de um sistema de monitorização dos utentes no serviço de urgência, vai ser inaugurada no dia 15 de Setembro, às 18 horas, na Arquivo Livraria.

Esta exposição é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

A mostra, que incluirá vídeo, protótipos físicos, uma animação e algumas ferramentas utilizadas nos workshops de design, procura evidenciar a abordagem do design no contexto da saúde, exibindo os vários passos do processo colaborativo entre designers, profissionais de saúde e utentes que, em conjunto, repensaram o contexto do acompanhamento e monitorização dos utilizadores do serviço de urgência”, lê-se no documento.

A exposição O Design, a Saúde e o Cuidar surge no âmbito do projecto SafeTrack, como explica Sandra Neves, vice-directora do LIDA do Politécnico de Leiria, citada no comunicado.

Segundo a responsável, o principal objectivo deste projecto “foi apoiar a participação dos profissionais de saúde e dos utentes na partilha de experiências e ideias no processo de desenvolvimento de um serviço utilizado por todos”.

Das nossas conversas com os participantes, foi possível obter uma melhor compreensão da ‘viagem’ do utente desde a entrada à saída da urgência, e identificar as principais questões a otimizar na monitorização de utentes no serviço de urgência”, afirma Sandra Neves.

A vice-directora do LIDA acrescenta que os investigadores descobriram “será útil monitorizar o estado de saúde do utente durante o período em que este se encontra em espera no serviço de urgência e trabalhámos em conjunto para desenvolver um dispositivo de monitorização da condição clínica com um sistema de alerta”.

Esta exposição é o “culminar natural deste projecto de investigação conjunto entre o LIDA, ciTechCare e CHL, dada a importância de partilhar o resultado da sinergia entre os investigadores da academia e de instituições de saúde com a comunidade”.