Viver

Politécnico de Leiria ajuda a delinear economia azul no litoral do Quénia

28 nov 2023 09:32

Escola Superior de Tecnologia do Mar, de Peniche, colaborou na estratégia para o turismo e património cultural

politecnico-de-leiria-ajuda-a-delinear-economia-azul-no-litoral-do-quenia
Equipa portuguesa com responsáveis quenianos, em Mombaça
Fotografia: Instituto Politécnico de Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) esteve no Quénia para apresentar o projecto KP Kenya Coast Tourism and Cultural Heritage Blueprint (JKP Kenya Coast TCH Blueprint 2030), delineado com o apoio da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), com o objectivo de promover o património cultural e o turismo, de forma competitiva e sustentável no litoral daquele país africano.

A redacção da proposta foi co-coordenada por Rui Pedrosa (ESTM) e por Nick Angore, do secretariado da Jumuya Kaunty Za Pwani (JKP), tendo ainda a participação do Politécnico de Portalegre.

Sérgio Leandro, director da ESTM, fez, em Mombaça, segunda maior cidade queniana e capital da província da Costa, a apresentação deste projecto de economia azul que assenta em quatro dimensões: políticas e infraestruturas públicas no turismo e património cultural; património natural e cultural e indústrias do sector do turismo e património cultural.

"O documento JKP Kenya Coast TCH Blueprint 2030 decorre do projecto GoBlue Quénia, que procura contribuir para o reforço das cadeias de valor de economia azul, cuja actividade relacionada com o mar, visa a preservação e regeneração do ambiente marinho", refere em comunicado o IPL, onde é sublinhado que se pretende que a cadeia da "economia azul actue numa perspeciva inclusiva e sustentável nos municípios do bloco económico costeiro do Quénia".

O Go Blue surge no âmbito de uma colaboração entre a União Europeia e o Governo do Quénia para impulsionar a agenda da economia azul através do desenvolvimento do litoral.

"Trata-se de uma parceria deliberadamente da base para o topo, envolvendo uma formação organizacional inclusiva das comunidades costeiras do Quénia, dos governos dos condados da costa do Quénia, do governo nacional do Quénia e da União Europeia. Visa desbloquear o potencial das oportunidades dos territórios costeiros para um crescimento económico sustentado e inclusivo, com impacto no emprego, conservando e utilizando de forma sustentável o ambiente costeiro", adianta-se ainda no documento.

Na apresentação, esteve presente a equipa portuguesa responsável pela elaboração deste documento, constituída pelos docentes da ESTM Dulcineia Ramos, João Vasconcelos, Marta Caetano e Rui Pedrosa.

A coordenação da componente do turismo e património cultural, dentro do Projecto Go Blue, é do Camões, I.P., tendo o IPAV - Instituto Padre António Vieira contribuído como parceiro para a sua implementação.