Desporto

Pocariça recupera título de campeã distrital de futsal feminino

22 fev 2022 13:48

27 Anos depois, a equipa da freguesia da Maceira (Leiria) recupera o título distrital e celebra a vitória

pocarica-recupera-titulo-de-campea-distrital-de-futsal-feminino
A equipa de futsal feminino do CPR Pocariça já começou a festejar o título
DR
Patrícia Carreira Gonçalves

A uma jornada do fim do campeonato, a festa começou ao apito final do último jogo, nas Caldas da Rainha, no sábado, com uma vitória contra os ND Amigos Vidais (0-3). Com ‘fair-play’, a equipa da casa fez a guarda de honra às campeãs e deu o mote para o início dos festejos. É que, 27 anos depois, o Centro Popular Recreativo da Pocariça, da freguesia da Maceira, concelho de Leiria, recupera o título ao sagrar-se campeão distrital em futsal feminino.

A festa fez-se em equipa, com convívio, buzinadelas pelas ruas e até cachecóis na cabeça.

A seis pontos do segundo classificado, e com o último jogo marcado para dia 5 de Março, em casa, frente ao Ansião, a equipa já pensa na Taça Nacional.

A disputar a divisão de honra de futsal feminino da Associação de Futebol de Leiria, em 15 jogos as ‘meninas’ da Pocariça ganharam 13. Nas contas do campeonato, entra ainda o reconhecimento por ser a equipa com menos golos sofridos e menos derrotas.

A vantagem foi ganha na primeira jornada, com “força de titã” como diz uma das músicas do clube, mas a equipa também teve que lutar “por causa de várias lesões e situações derivadas da Covid-19”.

Como se consegue uma época assim? “Com um grupo de trabalho fantástico”, atira o treinador da equipa.

"Esta vitória tem um sabor especial para o clube, porque aposta há mais de 40 anos no desporto feminino, mas não era campeão há 27, e tem um sabor especial para mim e para o meu adjunto, que é como se fosse um irmão, porque também somos da terra”, confessa Isac Costa.

Espírito de equipa, união e trabalho parecem ser as palavra-chave para traduzir esta conquista. Há três anos a liderar da equipa feminina, garante que “é preciso ter pessoas que acreditam no projecto e queiram atingir os objectivos”.

Em clima de “alegria e motivação extra”, a equipa prepara-se agora para disputar a primeira eliminatória para a Taça Distrital contra a segunda classificada, Quinta do Sobrado, com quem teve “um jogo duro” há duas semanas. “Não vai ser fácil, mas agora temos uma motivação especial”, acrescenta o treinador.

Com um “grupo tão unido e coeso, como se fosse uma família”, o treinador desvenda ainda que habitualmente fazem férias em conjunto no final da época pelo que, garante, “este ano não vão faltar motivos para uma grande festa”.

Fundado a 15 de Novembro de 1958, o Centro Popular Recreativo da Pocariça tem 63 anos. Além do café, a associação aposta no futsal com formação e equipas seniores feminina e masculina.