Conteúdo Comercial

Moldando o futuro da Marinha Grande

30 jul 2026 16:42

Na Marinha Grande, terra do vidro, há uma empresa que desde 1977 prova que o plástico também pode ser de grande qualidade. A Plásticos Futura nasceu quando a indústria portuguesa dava ainda os primeiros passos na transformação de matérias plásticas e agora, quase cinco décadas depois, é PME Líder, serve mais de 400 clientes, opera mais de 450 moldes diferentes e fatura 7,5 milhões de euros. E ainda não parou.

plasticos-futura-marinha-grande-inovacao-sustentabilidade
Plásticos Futura, chão de fábrica
Fotografia: Plásticos Futura

Garantia Mútua

A Plásticos Futura é parceira no desenvolvimento de projetos em plástico. A empresa acompanha cada projeto desde a análise de viabilidade e conceção em 2D/3D até à prototipagem, pré-produção e molde final, dominando múltiplas tecnologias de transformação, como a injeção, sopro, injeção-sopro e termoformagem. Uma capacidade integrada que permite dar resposta a sectores tão exigentes como o alimentar, o catering, a cosmética, o farmacêutico e os suplementos alimentares, com personalização por etiqueta, serigrafia ou IML (In Mold Labeling).

Esta amplitude tecnológica é o resultado de décadas de investimento consistente em competências, equipamentos e processos, construída dia a dia, a par de um rigor de quem sabe que na indústria, a excelência técnica não se pode improvisar. É esta competência   que coloca a Plásticos Futura numa posição de liderança reconhecida pelo mercado.

Um setor em transformação

O setor dos plásticos vive hoje uma das suas maiores transformações de sempre. As exigências ambientais europeias, a pressão sobre a reciclabilidade dos produtos e o interesse crescente pelos biopolímeros obrigam as empresas a repensar materiais, processos e modelos de produção, muitas vezes em simultâneo, e sem margem para perder competitividade durante a transição.

A Plásticos Futura viu uma oportunidade e antecipou-se. Investiu em projetos de Investigação e Desenvolvimento focados em novos materiais, melhoria da reciclabilidade e avaliação do potencial dos biopolímeros em aplicações específicas. O objetivo é liderar a mudança e oferecer aos clientes soluções que sejam simultaneamente sustentáveis e tecnicamente superiores, mais do que cumprir com as regulamentações em vigor.

Próximos capítulos

Para concretizar este ciclo de modernização, a Plásticos Futura definiu um plano de investimento centrado na aquisição de novos equipamentos produtivos e na melhoria das instalações industriais. Para além de  aumentar a capacidade produtiva, o objetivo de implementar este plano era elevar o patamar tecnológico da operação e criar condições para enfrentar os desafios que se avizinham com mais agilidade, mais eficiência e mais inovação.

Para viabilizar este projeto, a empresa recorreu à Linha BPF Invest Export com o apoio da Garantia Mútua, uma solução que permitiu avançar de forma estruturada, com condições de financiamento adequadas à dimensão e ao horizonte temporal do investimento. O resultado é uma empresa mais preparada, mais competitiva e com uma capacidade de resposta ao mercado nacional e internacional claramente reforçada.

Diogo Fonseca, CEO da Plásticos Futura
Diogo Fonseca, CEO da Plásticos Futura

Quase 50 anos a olhar o futuro

A Plásticos Futura aproxima-se do meio século de existência com o mesmo espírito com que começou, isto é, observando o mercado, antecipando necessidades e transformando desafios em oportunidades. Com mais de 60 colaboradores, uma plataforma tecnológica completa, clientes em múltiplos sectores e um posicionamento sólido na transição para materiais mais sustentáveis, a empresa está bem posicionada para continuar a moldar — em todos os sentidos da palavra — o futuro da indústria portuguesa de plásticos.

Sobre a Linha BPF Invest Export

Criada no âmbito do Programa Reforçar, a Linha BPF Invest Export surge como resposta direta ao novo cenário internacional, marcado pelo aumento de tarifas e instabilidade nos mercados globais. Visa apoiar o investimento e o fundo de maneio das Empresas Exportadoras Portuguesas, promovendo a sua adaptação a novos mercados, com foco nas geografias extracomunitárias.

A presente informação tem natureza meramente informativa e publicitária. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, bem como da restante documentação aplicável a cada linha/instrumento de financiamento. A contratação de qualquer financiamento/garantia está sujeita à verificação de elegibilidade, análise de risco, aprovação pelas entidades competentes e ao cumprimento das condições específicas definidas para cada operação.