Economia
Plantação de algas para impulsionar pesca na Nazaré
Município avança com projecto em colaboração com Hope Zones Foundation
O Município da Nazaré e a Hope Zones Foundation deram início à Quinta Regenerativa de Algas, projecto pioneiro no País, dedicado à regeneração de ecossistemas marinhos, através do cultivo de algas e promoção de soluções sustentáveis para a economia do mar.
O objectivo é usar os recifes artificiais instalados na enseada da Nazaré, em 2010, para neles fazer uma plantação de algas Laminaria ochroleuca.
Por um lado, pretende-se que o cultivo de algas melhore a biodiversidade e reponha o stock de peixes naquela vila de tradição piscatória. Por outro, pretende-se definir produtos finais, como fertilizantes orgânicos e ração animal, que ajudem a reduzir emissões de CO2. O objectivo é criar um modelo comercial replicável noutras zonas.
O projecto, que também prevê a sensibilização do público, teve início com um encontro, na Nazaré, onde participaram investigadores, especialistas e organizações ligadas à conservação dos oceanos, turismo sustentável e bioeconomia azul, e que contou com Salvador Malheiro, secretário de Estado das Pescas e do Mar.