Sociedade

PJ localiza jovem de Leiria desaparecida desde Maio do ano passado

31 jan 2023 15:51

Menor encontrada em Évora numa casa, onde, segundo as autoridades, foi mantida "em completo isolamento social". Judiciária deteve homem por suspeita de rapto.

pj-localiza-jovem-de-leiria-desaparecida-desde-maio-do-ano-passado
Polícia Judiciária resgatou menor, que foi entregue à família
Ricardo Graça

A Polícia Judiciária localizou em Évora uma jovem de 16 anos, residente em Leiria, dada como desaparecida desde finais de Maio do ano passado.

Durante a operação, foi detido um homem de 48 anos, suspeito da autoria de um crime de rapto. Em comunicado, a PJ revela que a menor foi encontrada numa casa, localizada na cidade de Évora, onde esteve durante oito meses.

Segundo a Judiciária, “a coberto de uma suposta relação amorosa”, o suspeito manteve a rapariga “em completo isolamento social”, “aproveitando-se da sua persistente e recorrente dependência de jogo online, imaturidade e personalidade frágil”.

No seguimento das “inúmeras diligências desenvolvidas”, levadas a cabo pela Directoria do Centro da Polícia Judiciária, em colaboração com a Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Évora, “foi possível identificar o suspeito e localizar a menor na sua residência, sita na cidade de Évora”, avança aquele comunicado.

O detido, empregado fabril, vai agora ser presente às autoridades judiciárias, com vista à aplicação das medidas de coação entendidas por mais adequadas.

A jovem foi já entregue à família, que a tinha dado como desaparecida no dia 30 de Maio do ano passado. Nesse dia, a rapariga, que costumava deslocar-se a pé para a escola, não chegou a entrar no estabelecimento de ensino, como contou na altura a mãe ao JORNAL DE LEIRIA.