Sociedade

PJ desmantela grupo que facilitava a reforma por incapacidade a milhares de pessoas

15 dez 2015 00:00

O esquema beneficiou centenas de pessoas, provocando milhares de euros de prejuízo ao Estado.

pj-desmantela-grupo-que-facilitava-a-reforma-por-incapacidade-a-milhares-de-pessoas-2674

A Polícia Judiciária de Leiria informou hoje que deteve quatro pessoas que durante mais de oito anos facilitavam a reforma por incapacidade, tendo beneficiado milhares de contribuintes da Segurança Social.   

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito titulado pelo DIAP da comarca de Leiria, identificou e deteve três homens e uma mulher, fortemente indiciados pela prática reiterada dos crimes de fraude contra a Segurança Social, corrupção e associação criminosa”, refere a PJ em comunicado   

Os detidos são dois médicos e um ex-funcionário da Segurança Social de Leiria, residente em Porto de Mós, e um aposentado da mesma instituição, de Lisboa.

O grupo actuava de forma concertada. Um deles angariava beneficiários e os outros tratavam do processo, passando atestados fraudulentos que referiam uma alegada incapacidade, o que permitia obter a reforma antecipada.   

“No decurso da operação policial, realizada ontem em Porto de Mós e na Região da Grande Lisboa, foram cumpridos cerca de uma dezena de mandados de busca em organismos públicos, consultórios médicos, escritório de advogados e domicílios, tendo sido apreendidos cerca de vinte e sete mil euros em numerário, presumivelmente resultantes daquela actividade delituosa, além de relevantes elementos de prova para a matéria sob investigação e de outros que indiciam também a prática do crime de detenção de armas proibidas”, acrescenta a nota da PJ. 

Segundo fonte da PJ, o esquema beneficiou centenas de pessoas, provocando milhares de euros de prejuízo ao Estado.   

A mesma fonte, revela que ontem, aquando da detenção, dezenas de pessoas se estavam a dirigir ao local onde os suspeitos contactavam com os interessados na obtenção de reformas antecipadas.   

Os detidos, com idades com compreendidas entre os 57 e os 63 anos, vão ser presentes esta tarde a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Notícia actualizadas às 14:47: "Os detidos são dois médicos e um ex-funcionário da Segurança Social de Leiria, residente em Porto de Mós, e um aposentado da mesma instituição, de Lisboa."