Economia

Pizarista abre em Leiria com prato dedicado à cidade do Lis

30 out 2022 18:00

Após Marinha Grande, Rodrigo Cavalheiro investe em novo espaço

pizarista-abre-em-leiria-com-prato-dedicado-a-cidade-do-lis
Rodrigo Cavalheiro diz que sentiu ser este o “momento certo” para expandir o negócio. Abriu em Leiria e criou três postos de trabalho
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Rodrigo Cavalheiro é um conhecido nome da música de Leiria e da Marinha Grande e é igualmente uma incontornável referência no mundo dos apreciadores da boa comida.

As suas criações, enquanto chef, só têm paralelo nas composições musicais que escreveu e escreve, a solo ou para as suas bandas.

Há alguns anos, na Marinha Grande, abriu as portas ao Pizarista, um local de culto marinhense, dedicado ao sabor e ao saber, onde explorou a cozinha italiana e mergulhou na arte de pizzaiolo.

Na quinta-feira passada concretizou um desejo já com pergaminhos; abriu o Pizarista em Leiria, com um cardápio marcado por algumas surpresas e pratos exclusivos, dedicados à “cidade do Lis”.

Na rua Comandante João Belo, n.º 14, em pleno centro histórico de Leiria, o odor a pizza acabada de sair do forno é mais um argumento para uma visita à cidade.

Para já, ao contrário do que acontece na Marinha Grande, será apenas em formato take-away e entrega ao domicílio.

“A vinda para Leiria foi um salto necessário. Era o momento ideal para expandir e tudo casou bem; o espaço, o momento e a vontade”, explica Rodrigo Cavalheiro, adiantando que equacionou muito bem a abertura do Pizarista em Leiria, com “consciência” e com a noção de que teria de afinar todos os pormenores. O resultado, foi a criação de três novos postos de trabalho e “uma pizza com muito amor”.

Embora o pizzaiolo prefira dizer que, no campo das recomendações, aconselha a começar “numa ponta” do cardápio e “acabar na outra”, fazendo uma incursão pelas opções vegetarianas, pelas lasanhas de atum, espinafre ou bolonhesa, e pela variedade de “ingredientes de qualidade”, seleccionados “com muito cuidado”, deixa escapar que terá um prato especial que fará apenas em Leiria.

Será a poupeta, à base de almondega de carne, “com um refogado precioso”, com tomate, manjericão e alho, confeccionado “num fogo lento, de várias horas”, acompanhado de queijo parmigiano-reggiano, queijo pecorino-romano e mozarela.

O resultado é servido dentro de um pão durum, levado ao forno. 

O Pizarista de Leiria estará aberto para encomendas e take-away, entre as 12 e as 15 horas e as 17 e 22 horas. Encerra às quartas-feiras.