Sociedade

Piso em risco no troço Valado dos Frades - Pataias da A8

13 nov 2019 15:51

Atribuição da concessão da Mina do Ribeiro Seco está actualmente sob consulta pública

piso-em-risco-no-troco-valado-dos-frades-pataias-da-a8
No Google Maps, é possível ver a proximidade a que a exploração já está, actualmente, da A8
DR

Em Agosto, a propósito de uma pedreira de Fátima cujo limite se situada a apenas 20 metros da A1, Pedro Santos, responsável regional da Quercus, revelou ao JORNAL DE LEIRIA a existência de outra situação crítica na A8, entre Alcobaça e Nazaré. 

Hoje, dia 13, esta associação ambientalista emitiu um comunicado onde refere que “a eventual atribuição da concessão da Mina do Ribeiro Seco" - actualmente sob consulta pública - irá expor os condutores que circulam na A8 (troço Valado dos Frades – Pataias) ao perigo de abatimento do piso da auto-estrada”. 

Acresce que “o actual processo de concessão tem como principal objectivo a legalização de uma actividade que se desenvolveu de forma abusiva, em desrespeito pela legislação ambiental e Planos Directores Municipais da Alcobaça e Nazaré”, afima o comunicado. 

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Pedro Santos adianta que o Plano de Lavra da exploração prevê um aprofundamento do fundo das lagoas e da zona de remoção de material e teme o impacto que a retirada em profundidade de material possa vir a ter na estabilidade dos solos e no aquífero.

Leia mais na edição impressa de 14 de Novembro de 2019, do JORNAL DE LEIRIA