Sociedade

Pinhal do Rei vence campeonato regional F1 in Schools

24 jun 2021 12:23

Alunos convencem júri com projecto de engenharia e velocidade

pinhal-do-rei-vence-campeonato-regional-f1-in-schools
Projecto foi apresentado ontem, no Centimfe, na Marinha Grande
Daniela Franco Sousa

Os alunos da Escola Secundária Pinhal do Rei, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, venceram ontem o campeonato regional F1 in Schools. O grupo vencedor pertence ao 1.º ano, da turma C, do Curso Profissional de Programação e Sistemas Informáticos.

Durante a apresentação do seu projecto, que decorreu no Centimfe, os alunos obtiveram o primeiro lugar no campo da engenharia, da velocidade e da comunicação, merecendo, assim, o pódio a nível regional.

A disputa a nível nacional, e a nível mundial, fazem agora parte das ambições dos estudantes, adianta a professora Paula Roque ao JORNAL DE LEIRIA.

De acordo com a docente, “este foi um projecto de desenvolvimento de competências cientificas, e ainda de competências sociais, uma vez que o grupo integra também alunos com necessidades educativas especiais”.

Este projecto consiste no desenho de um carro, usando ferramentas CAD/CAM, um protótipo que, posteriormente, é transposto para a realidade na forma de uma miniatura feita em balsa.

Com o F1 in Schools, as equipas têm oportunidade de aprender CAD/CAM e colocar a correr miniaturas de carros F1, maquinados em compósito e propulsionados com cápsulas de ar comprimido, explica Paula Roque.

As equipas competem aos níveis regional, nacional e mundial, com a colaboração de vários Centros Tecnológicos, refere ainda.