Desporto

Piloto de Alcobaça sagra-se campeão nacional de Karting Rotax

10 out 2023 09:32

João Maria Pereira venceu na categoria Mini-Micro e apurou-se para mais uma final mundial no Bahrain

João Maria Pereira tem 11 anos
João Maria Pereira tem 11 anos
DR
João Maria Pereira tem 11 anos
João Maria Pereira tem 11 anos
DR

O piloto de karting João Maria Pereira conquistou o campeonato nacional Rotax, na categoria Mini-Micro, apurando-se pelo segundo ano consecutivo para as míticas Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Mundial Rotax –, que serão disputadas entre 2 e 9 de Dezembro, no Bahrain, por cerca de 400 pilotos oriundos de mais de 60 países.

Depois de ser campeão na categoria Micro-Academy, na categoria Mini-Max em Portugal e em Espanha, entre outras conquistas, o alcobacence de 11 anos conquistou este ano o título de campeão nacional da categoria Mini-Micro, após cinco bem-sucedidas provas no Campeonato de Portugal Rotax.

João Maria Pereira, que em 2022 disputou o seu primeiro Mundial de Karting Rotax da categoria Mini-Max, em Portimão, onde era o mais novo entre os campeões de outros países, voltará a ser, em Dezembro, um dos mais jovens pilotos entre um pelotão de 72 concorrentes.

“Cumprimos com os objectivos a que nos propusemos, que era sermos campeões nacionais e obtermos novamente a qualificação para o Mundial Rotax”, começou por sublinhar Rui Pereira, responsável técnico de João Maria Pereira, citado numa nota de imprensa.

Sobre as expectativas para o Mundial Rotax, no Bahrain, Rui Pereira está confiante numa boa prestação do jovem piloto de Alcobaça. “Esta época fizemos algumas provas do ‘Europeu’ Rotax e julgo que a experiência que o João Maria acumulou reflectir-se-á no Mundial. Pelo facto do Mundial ser disputado no Bahrain, cuja pista desconhecemos por completo, o nosso principal objectivo é, entre os 72 pilotos, passar à final reservada a 36 concorrentes. Depois, é manter a nossa ambição e lutar por um lugar no top-10”, sublinhou Rui Pereira, adiantando que o piloto transitará em 2024 para a categoria júnior.