Viver

Phase de volta fazem “concerto de Natal” no Beat Club

2 dez 2015 00:00

O trocadilho foi feito dezenas de vezes, nos idos de 1999/2000, mas não resistimos a fazê-lo mais uma vez: "vem aí a nova fase dos Phase"

Jacinto Silva Duro

A banda de Leiria que fez do shoegaze um termo tão natural quanto a sede, vai regressar para a “Omnichord dos Hospitais”, a noite de rock natalícia da Omnichord Records.

Luís Mendes, Ricardo Fiel, Filipe Rocha e Nuno Filipe vão subir ao palco no dia 26, a partir das 23 horas, 15 anos depois do CD Fifty Two Minutes Of Your Time. A última vez que tocaram em público corria o ano de 2005.

Foram apontados pelo JORNAL DE LEIRIA, em 2000, como “os meninos que poderão revelar-se na nova e promissora banda portuguesa do milénio”. E não foi só o semanário da cidade do Lis a dizê-lo pela pena de Carlos Matos, também a Blitz fez eco da ideia.

Nuno Filipe recorda como o reencontro se começou a desenhar num final de tarde de 2014. “Eu, o Ricardo Fiel e o Pisco [Filipe Rocha] encontrámo-nos na Praça Rodrigues Lobo… Percebi que só faltava o Mendes. Liguei-lhe e ele estava por Leiria. Resolvemos juntar-nos no dia seguinte para tocar e acabámos por gravar um tema novo a partir de uma ideia que andava pendurada há 15 anos.”

Sem grandes planos de regresso, Nuno Filipe diz que “mais datas, só depois do primeiro concerto”. Afinal, o que interessa é que os Phase estão de regresso.