Sociedade

Petição reivindica criação de “central parque” em Leiria

25 jan 2016 00:00

"Habitantes devem "reivindicar um parque que possa integrar actividades no rio, uma ciclovia, circuitos de manutenção, espaços amplos relvados, zona de eventos culturais, conferências, exposições e outros eventos públicos, uma zona de restauração"

peticao-reivindica-criacao-de-central-parque-em-leiria-2906
Jacinto Silva Duro

Mais de mil pessoas já subscreveram uma petição online, endereçada ao presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e avançada por José da Silva, 42 anos, engenheiro civil natural de Leiria e radicado em Lisboa, que pede a criação de um jardim/parque verde, em Leiria, junto à avenida 22 de Maio, como prometido há mais de 20 anos.

"Está na hora de os leirienses reivindicarem um jardim/parque verde digno de uma capital de distrito. Estamos cansados de ter de ir à Marinha Grande, fartos de esperar pela Mata dos Marrazes e pelo jardim da Nova Leiria. Chega de inacção da Câmara Municipal de Leiria", afirma no texto que acompanha a moção pública Queremos um central parque em Leiria, adiantando que os habitantes devem "reivindicar um parque que possa integrar actividades no rio, uma ciclovia, circuitos de manutenção, espaços amplos relvados, zona de eventos culturais, conferências, exposições e outros eventos públicos, uma zona de restauração/quiosque/ esplanada e campos de jogos", na zona prevista para o Jardim da Almoínha.

Contactado via email, José da Silva não esconde que se inspirou na iniciativa que, na semana passada, reivindicou um grande parque verde na antiga Feira Popular de Lisboa.

"Temos assistido, entristecidos, ao apoio e subscrição de muitos leirienses a uma petição que pede um Central Park em Lisboa. Em Leiria, também queremos o mesmo tipo de apoio a algo que está prometido há duas décadas!"

O autor do documento sabe que uma petição onlinenão tem qualquer força legal, contudo, espera que “seja um avivar de promessas eleitorais que vão ficando esquecidas na gaveta”. “Fico triste por ver os meus conterrâneos a subscrever petições para coisas em Lisboa e jamais se unirem para exigir o que é seu por direito, na sua própria terra”, remata.

Adiado há 20 anos
Jardins, espelhos de água e casa de chá

Foi equacionado em 1995, integrado no Plano de Pormenor da Almoínha Grande, e dez anos depois, a autarquia aprovou, como contrapartida de um centro comercial, que não foi construído, um projecto que ocuparia 3,5 hectares, com zona de prado, núcleos temáticos - jardins das borboletas, dos cogumelos, frutos… - , espelhos de água, casa de chá e biblioteca infantil. Segundo a autarquia, o projecto está a ser reformulado e poderá ser passado à prática no final de 2016.

Para assinar a petição, clique aqui