Sociedade

Petição quer tirar nome de Salazar de 22 ruas. Duas são no distrito

6 ago 2020 18:30

Antigo estadista está também ligado à toponímia de Peniche, onde há o bairro Fundação Salazar.

peticao-quer-tirar-nome-de-salazar-de-22-ruas-duas-sao-no-distrito
Em Monte Real, Oliveira Salazar dá nome a uma das principais ruas da vila
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Tem como título Retirar Salazar de nome de rua e pretende promover o debate, como vista “à remoção urgente” do nome do antigo estadista da toponímia de 22 concelhos do País, entre os quais Ansião, Leiria e Peniche. A petição, lançada na semana passada por um professor de História, contava, na terça-feira, com 746 assinaturas.

Entre os subscritores não estava “nem estará” Manuel Afonso, residente em Monte Real, que desconhecia que a vila tinha uma rua com o nome de Salazar. É uma das principais artérias de povoação e, sensivelmente a meio, junto à Igreja Matriz, entronca com a Rua 28 de Maio, data do golpe de Estado ocorrido em 1926, do qual resultou a queda da Primeira República e a instauração do Estado Novo liderado por Salazar. “

Para mim, o nome da rua é-me indiferente. Incomoda-me mais o trânsito”, diz Cecília Henriques, proprietária de uma loja de calçado localizada naquela artéria, defendendo que “a história não se pode apagar”, substituindo placas toponímicas. José Ferreira junta-se à conversa e adverte para “os incómodos” que uma eventual mudança do nome trairia aos moradores, que teriam de alterar “toda” a documentação. “Que se preocupem antes em acabar com a circulação de camiões no centro da vila”, acrescenta.

Além de Monte Real, Oliveira

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ