Sociedade

Pereira dos Santos avança contra Sales; Pedrosa pondera entrar na corrida

1 jan 2018 00:00

Três candidaturas em vista para para a federação distrital do PS.

pereira-dos-santos-avanca-contra-sales-pedrosa-pondera-entrar-na-corrida-8067
Maria Anabela Silva

A pouco mais de um mês da realização das eleições para a Federação Distrital de Leiria do PS, marcadas para 9 de Março, há já dois os candidatos assumidos.

Depois de, na semana passada, o actual presidente, António Sales, ter anunciado que irá concorrer de novo, é vez de José Pereira dos Santos, advogado e deputado municipal de Leiria, revelar que também está na corrida.

Na corrida poderá ainda entrar João Paulo Pedrosa, ex-presidente da federação e antigo deputado, que nas últimas eleições apoiou António Sales.

“Vou ser candidato”, afirma Pereira dos Santos. Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o advogado diz que decidiu avançar por “várias razões”, nomeadamente, por “um imperativo ético”.

“Nunca me disponibilizei para avançar para a federação, porque entendia que devia dar primazia à carreira profissional. Se não for agora, ficarei com a sensação de nunca me ter disponibilizado para ter um papel mais executivo no PS, que é o meu partido”, alega.

Além da motivação pessoal, Pereira dos Santos evoca “razões políticas”, como o facto de o PS ter tido no distrito “o pior resultado” a nível nacional nas últimas legislativas e o “quarto pior” nas autárquicas. “Pode fazer-se muito mais e muito melhor”, defende o advogado, que refere ainda a existência de “um clima de intranquilidade na federação”.

“O actual presidente conseguiu alienar metade da base de apoio, que estará agora com João Paulo Pedrosa. Não é normal isto acontecer em tão pouco tempo”, nota.

Para já, João Paulo Pedrosa diz que está “serenamente a ouvir os militantes”, frisando que “muitos” o têm incentivado a avançar.

Foi isso que aconteceu no último sábado, num almoço realizado em Pedrogão Grande com “dezenas de militantes” dos concelhos do Norte do distrito. “Não tenho pressa. Ainda falta muito tempo. Não sou como alguns que andam a recolher assinaturas à pressa e a dizer que são candidatos únicos”, critica, sem refer

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ