Sociedade

Peregrinação Segura em Fátima contará com 700 militares e três drones

11 mai 2023 14:17

GNR montou dispositivo a pensar numa afluência entre 250 a 300 mil peregrinos, mas o efectivo é “ajustável às necessidades”

peregrinacao-segura-em-fatima-contara-com-700-militares-e-tres-drones
Maria Anabela Silva

A GNR anunciou esta quinta-feira que o dispositivo que estará envolvido na operação Peregrinação Segura 2023, que começa amanhã e termina no domingo, em Fátima. Durante estes três dias, haverá um efectivo a rondar os 700 militares, apoiados por três drones e duas patrulhas da Guarda Civil espanhola, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

Durante a conferência de imprensa realizada esta manhã, Duarte da Graça, comandante Territorial de Santarém da GNR, salientou que “esta será a maior concentração de pessoas” antes da Jornada Mundial da Juventude [JMJ]. “Teremos números idênticos a antes da pandemia, com o recinto repleto”, prevê o responsável, realçando também o grande número de peregrinos que se deslocam a pé. 

Depois de numa primeira fase a operação se ter centrado no apoio a quem vem na estrada, a partir de amanhã e até domingo, as atenções estarão focadas em “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito” nos acessos a Fátima, na prevenção de furtos e burlas, e em assegurar a “tranquilidade e segurança” dos peregrinos durante o evento, salientou o tenente-coronel Duarte da Graça. 

No terreno estarão também “equipas descaracterizadas e de investigação preparadas para outro tipo de ameaças”, avançou a major Mafalda Almeida, porta-voz da GNR. “Não crendo que isso vá acontecer, estamos preparados para toda e qualquer tipo de situação”, assegurou. 

A porta-voz da GNR disse ainda que a presente peregrinação vai servir para “testar o dispositivo” para a JMJ, que tratará o Santo Padre a Fátima, em data ainda por anunciar, permitindo “ajustar o dispositivo às necessidades”. 

Ainda com milhares de peregrinos a pé a deslocarem-se para a Cova da Iria, a GNR pede aos automobilistas que redobrem os cuidados ao circularem junto dos grupos de caminhantes.

A partir de amanhã, os conselhos focam-se na segurança no recinto das celebrações e nas imediações:
- Chegar atempadamente para evitar filas prolongadas;
- Não deixar bens de valor à vista no interior das viaturas;
- Não transportar a carteira e telemóvel no bolso de trás ou na mochila;
- Ter a mochila fechada e sempre em contacto com o corpo;
- Ter sempre o telemóvel com bateria;
- Não perder de vista os idosos ou crianças;
- Após o fim das cerimónias, sair com calma e de forma gradual.