Sociedade

Peniche vai ter unidade de psiquiatria

21 mar 2021 15:02

A criar no hospital de Peniche, esta unidade será uma das quatro do género a avançar, no curto prazo, no País.

peniche-vai-ter-unidade-de-psiquiatria
Unidade será criada na antiga enfermaria do hospital de Peniche
Maria Anabela Silva

A antiga enfermaria do hospital de Peniche vai ser transformada numa unidade de internamento de psiquiatria. Será uma das quatro a criar no curto prazo no País, segundo anunciou recentemente o director do Programa Nacional de Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, Miguel Xavier, numa entrevista ao jornal Público.

O especialista frisou que o objectivo é retomar o trabalho interrompido em 2011 de tirar os doentes agudos dos hospitais psiquiátricos, criando unidades em hospitais gerais.

Ao JORNAL DE LEIRIA, a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adianta que a unidade de Peniche terá uma lotação que poderá atingir as 25 camas. Ainda a aguardar “autorização superior”, as obras de requalificação da antiga enfermaria deverão iniciar-se no segundo semestre deste ano. Se assim for, haverá condições para a unidade começar a funcionar durante os primeiros seis meses do próximo ano, informa o CHO.

As equipas multidisciplinares serão constituídas por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, assistente social, assistentes operacionais e administrativos, “numa dotação de recursos humanos apropriada ao número de camas de internamento que estão projectadas” e que irão abranger uma área com aproximadamente 300 mil habitantes.

No ano passado, em declarações à agência Lusa, a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, revelava que, por ano, são internados nos hospitais de Lisboa cerca de 165 doentes de saúde mental por falta de internamento psiquiátrico na região Oeste.