Viver

Pedrógão Grande quer afirmar-se a nível nacional através da literatura

7 jun 2023 08:43

Município de Pedrógão Grande vai organizar o festival literário Miscellanea, que levará escritores a escolas das zonas atingidas pelos incêndios de 2017

pedrogao-grande-quer-afirmar-se-a-nivel-nacional-atraves-da-literatura
Raul Minh'Alma é um dos nomes anunciados ontem pela organização
DR

João Reis, Raul Minh'Alma, Pedro Chagas Freitas e José Milhazes vão estar no festival literário Miscellanea, em Pedrógão Grande, no final do mês de Junho.

Mário Augusto e José Fanha são outros nomes anunciados pela organização, que também confirma a participação de Milu Loureiro, André Madaleno, Isabel Ricardo, João Gouveia Monteiro, Lurdes Breda, Sofia Souto Moniz e Carolina Pascoal.

No conjunto das diversas artes, como a música e a dança, entre outras, além da literatura, o cartaz inclui, ainda, Alex Lima, António Graça de Abreu, Daniela Claro, José Rebola, Jaime Monsanto, Frei Rui Lopes, Filipe Lima, Raquel Santos e João Fanha, Telmo Melo, Luís Porto, Joana Biscaia e o grupo Sons de Casconha.

O certame é promovido pelo Município de Pedrógão Grande, que ambiciona estabelecer “um dos maiores festivais de literatura do país”.

Intitulado em referência à obra de Miguel Leitão de Andrada, escritor e jurista natural de Pedrógão Grande que nasceu no século XVI, o Miscellanea decorre de 21 a 25 de Junho de 2023.

Durante cinco dias, diferentes espaços do concelho, como a Casa Municipal da Cultura, a Biblioteca Municipal, o Centro de Interpretação Turística e o Jardim da Devesa, “acolherão uma programação cultural rica, variada e apelativa, dirigida a todos os públicos, desde as crianças até às famílias”, lê-se numa nota divulgada pela Câmara de Pedrógão Grande.

Das actividades previstas, constam apresentações de livros, conversas com escritores, sessões de autógrafos, conferências, feira do livro, oficinas, poesia, música, cinema, teatro, contos, dança e magia.

O evento conta com um programa diversificado com a presença de personalidades de relevo da literatura nacional, das artes performativas e da música”, informa a autarquia.

O festival Miscellanea vai contemplar deslocações de escritores às escolas de Graça e Vila Facaia, zonas atingidas pelos grandes incêndios de 2017.