Sociedade

Pedrógão Grande: Bombeiros manifestam apoio ao comandante Arnaut

13 set 2022 10:20

Dezenas de bombeiros de vários pontos do País estão concentraram-se esta amanhã em frente ao Tribunal de Leiria, onde deverá ser lida a sentença do processo dos incêndios em Pedrógão Grande

pedrogao-grande-bombeiros-manifestam-apoio-ao-comandante-arnaut1
António Arnaut é um dos 11 arguidos que hoje deverão conhecer o desfecho do processo
Ricardo Graça

Vários comandantes de corporações de bombeiros de diversos pontos do País, acompanhados de dezenas de operacionais, concentraram-se esta manhã junto ao Tribunal de Leiria, para fazer a guarda de honra ao comandante Augusto Arnaut, antes da leitura do acórdão do processo dos incêndios de Pedrógão Grande, agendado para esta terça-feira.

A esta hora, os arguidos, com a excepção de Jorge Abreu, presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos que estará atrasado, já se encontram na sala de audiências. Familiares dos arguidos e das vítimas também estão a entrar na sala.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande está acusado de 63 crimes de homicídio e 44 de ofensa à integridade física, 12 dos quais graves, todos por negligência.

Além de Augusto Arnaut, vão conhecer a deliberação do tribunal dois funcionários da antiga EDP Distribuição (atual E-REDES), José Geria e Casimiro Pedro.

A linha de média tensão Lousã-Pedrógão, onde ocorreram descargas eléctricas que desencadearam os incêndios, era da responsabilidade da empresa.

Três funcionários da Ascendi - José Revés, Ugo Berardinelli e Rogério Mota - estão também a ser julgados.

A subconcessão rodoviária do Pinhal Interior, que integrava a Estrada Nacional 236-1, onde se registou a maioria das mortes, estava adjudicada à Ascendi Pinhal Interior.

Os ex-presidentes das Câmaras de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, Fernando Lopes e Valdemar Alves, respetivamente, um antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande José Graça e a então responsável pelo Gabinete Florestal deste município, Margarida Gonçalves, estão igualmente entre os arguidos, assim como o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu.