Desporto

Pedro Portela regressa ao Sporting Clube de Portugal

29 jun 2023 14:09

O leiriense, de 33 anos, passou os últimos cinco anos no campeonato francês, e é o primeiro reforço do andebol dos leões

pedro-portela-regressa-ao-sporting-clube-de-portugal
Pedro Portela foi formado no Académico de Leiria
SCP
Redacção/Agência Lusa

O leiriense Pedro Portela está de volta a Portugal e é o primeiro reforço do andebol do Sporting para 2023/24, regressando a Alvalade para defender um emblema que representou durante 11 épocas, anunciou hoje o clube na sua página oficial na Internet.

“Não podia estar mais contente por voltar a um clube em que fui muito feliz e no qual joguei 11 anos [entre 2007 e 2018], esta é a minha casa”, referiu o ponta direita, de 33 anos, que passou os últimos cinco no campeonato francês.

Pedro Portela esteve três épocas ao serviço do Tremblay, de 2018/19 e 2020/21, após o que cumpriu duas temporadas no HBC Nantes, de 2021/22 a 2022/23, tendo conquistado uma Taça de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça.

“Chego focado em ajudar um grupo unido e jovem, com vontade de trazer de volta o troféu de campeão nacional. Sou um jogador ambicioso, que gosta de ganhar títulos, e espero começar o meu regresso como acabei a primeira passagem pelo Sporting”, disse, em declarações divulgadas pelos 'leões'.

Portela, que assegurou que o Sporting irá lutar por todas as competições, despediu-se de Alvalade em 2018 como campeão (título que também conquistara em 2016/17), após já ter ganho duas taças Challenge, três taças de Portugal e uma Supertaça pelos ‘leões’.

“Tenho acompanhado bastante esta equipa e estou feliz por juntar-me a um projecto ambicioso [liderado por Ricardo Costa] que quer ganhar títulos”, adiantou o andebolista, que na primeira passagem pelo clube marcou 1.761 golos em 405 jogos.

Os dois campeonatos nacionais conquistados durante essa primeira passagem por Alvalade foram os momentos que o internacional português viveu de “forma especial”, principalmente o segundo, por ter sido na primeira época do Pavilhão João Rocha.

O leiriense, que regressa “mais experiente, mas com a mesma ambição e forma de trabalhar”, tem sido também uma peça importante na selecção nacional, pela qual disputou um Europeu, dois mundiais e uns Jogos Olímpicos.

O director do andebol do Sporting, Carlos Carneiro, que partilhou durante três épocas o balneário com Pedro Portela (2015 a 2018), afirmou estar “muito contente” pelo regresso de um atleta que conhece “bem”.

“Sempre foi um exemplo dentro e fora de campo, é o que costumo chamar de um relógio suíço. Treina e joga sempre a 200% com uma qualidade muito alta. Estamos muito contentes pela vontade dele e por tê-lo connosco porque abdicou de algumas coisas para regressar”, concluiu o antigo andebolista.