Viver

Pedro Mexia mostra os seus "Malparados Diários" na Arquivo Livraria

12 abr 2017 00:00

Como já tem vindo a habituar os leitores, "Malparado Diários" é mais um “falso diário” de Mexia considerado como um “dos mais estimulantes escritores da nossa literatura actual”.

pedro-mexia-mostra-os-seus-malparados-diarios-na-arquivo-livraria-6282

Pedro Mexia, “ministro” de muitas e variadas pastas no Governo Sombra, programa televisivo da TVI24 e radiofónico na TSF, vai estar esta sexta-feira, dia 15, pelas 19 horas, em Leiria, na Arquivo Livraria, para apresentar o seu mais recente livro.

Malparado Diários 2012-2015 é uma colectânea de textos do autor, compilados em 209 páginas pela Tinta da China, que promete fazer-nos viajar nos “braços dos sentires” ainda que simulados, de uma perspectiva que parece flutuar entre o interior e o exterior do texto.

O autor dá assim seguimento à personna literária, com que tem interpelado o público desde Prova de Vida (2007), que prosseguiu em Estado Civil (2009) e em Lei Seca (2014).

Além das suas ligações às letras enquanto poeta, escritor, editor, crítico literário e cronista, Pedro Mexia é, actualmente, conselheiro para os assuntos culturais do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Um escritor no Palácio de Belém
Não foi eleitor de Marcelo Rebelo de Sousa, mas é seu consultor para os assuntos culturais na Presidência da República.

Aos 44 anos, Pedro Mexia já ultrapassa as duas dezenas de livros publicados em nome próprio, no registo poesia, crónica e diário.

Escreveu para teatro e televisão, traduziu obras de outros, coordena a colecção de poesia das Edições Tinta-da-China e em 2015 tornou-se oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, insígnia atribuída pelo Estado português.

Depois do Diário de Notícias, do Público e de vários blogues e escreve no Expresso.