Sociedade

Pedro Amado estreia-se com romance que faz viagem sensorial por Porto de Mós

30 jul 2023 11:00

Livro de estreia de Pedro Amado, que assina como Rastigat, “Porto de Mós” é apresentado, este domingo, pelas 18:30 horas na Lagoa de Alvados.

pedro-amado-estreia-se-com-romance-que-faz-viagem-sensorial-por-porto-de-mos
Imagem retirada da capa do livro, que conta com fotografia de Raquel Montez
DR

Porto de Mós é o título do livro de estreia de Pedro Amado, que será apresentado, este domingo, na Lagoa de Alvados, a partir das 18:30 horas.

Sem relevar informação sobre si – “o importante é a obra, não o autor”, alega - Pedro Amado, que assina como Rastigat, fala do livro como uma viagem “sensorial” pelo concelho.

“Não é um roteiro, mas permite um passeio por memórias, lugares e fases de crescimento das pessoas”, diz o autor, natural de Porto de Mós, contando que começou a escrever o livro “há vários anos”, ainda antes de pensar que iria ganhar forma de livro, com a escrita de “fragmentos” que foram agora "estruturados e organizados".

“Tudo começa com uma visita guiada ao centro histórico de Porto de Mós. De determinados locais emerge um passado de memórias, vozes que se erguem, ainda vivas, da infância e da adolescência”, pode ler-se na sinópse do livro, publicado pela Editora Sem Nome.

Segundo essa descrição, a partir da “família, amigos, escola, juventude, animais, cafés, vida nocturna, Castelo e Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros”, o autor dá “corpo a uma polifonia narrativa: a adolescência, com as suas descobertas, os encontros e desencontros, as peripécias.

“Um conjunto de personagens, até então tornadas invisíveis ou apenas silenciadas,  retratam de algum modo o tecido social e político de uma vila tradicional portuguesa”, acrescenta a sinópese da obra, que inaugura a colecção Sangue na Guelra, destinada a acolher novos autores.