Sociedade

Pediatria de Leiria investe mais de meio milhão e avança com novos serviços e alarga hospital de dia

3 jun 2021 12:40

Remodelação deverá estar concluída em Setembro deste ano

pediatria-de-leiria-investe-mais-de-meio-milhao-e-avanca-com-novos-servicos-e-alarga-hospital-de-dia
Centro Hospitalar de Leiria atende mais de 400 mil utentes
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O serviço de Pediatria de Leiria anunciou que irá abrir novos serviços na consulta externa e proceder a um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico, com o crescimento de sub-especialidades.

O investimento anunciado é superior a meio milhão de euros.

“Esta é a primeira alteração estrutural da Pediatria desde a abertura do Hospital de Santo André (HSA) em 1995”, explica o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio de Carvalho, indicando que a empreitada resulta de um investimento de cerca de 665 mil euros, “que inclui o custo de cerca de 590 mil euros em obras e cerca de 73 mil euros em equipamentos”.

A directora do serviço de Pediatria, Lina Winckler, acrescenta que, “sendo o espaço maior do que aquele que está disponível até este momento, irá permitir a criação de novas valências na Consulta Externa, um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico e o crescimento das áreas relativas ao Desenvolvimento e Neuropediatria”.

A remodelação, que deverá estar concluída em Setembro, contempla a “construção de um novo espaço de ambulatório, com a conversão da área de pais/familiares e parte da enfermaria”, sublinha o presidente do Conselho de Administração.

O objectivo, adianta, será "concentrar" num único espaço parte da resposta pediátrica, cujo serviço se situa no piso 1 da Torre Poente no HSA, onde estão as enfermarias de Pediatria e a Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos.

“Estão a ser remodeladas as instalações para a consulta de Pediatria, criando um serviço autónomo e funcional, dotado de recursos humanos, tecnológicos e materiais para este tipo de actividade assistencial”, explicou o responsável, referindo que o actual sector da Consulta Externa utilizado pela Pediatria “ficará liberto para outras especialidades, com a abertura do novo espaço de ambulatório, prevista para 1 de Setembro de 2021”.

A empreitada de reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que teve início em 14 de Dezembro de 2020, “resultará na disponibilização de 18 gabinetes médicos, sala de pessoal, três salas de enfermagem, uma sala de registos, sujos e limpos, espaço para resíduos, quatro arrumos, uma sala de espera, três quartos de pais, uma zona infantil, secretaria e instalações sanitárias”.

“Este novo espaço, além de uma maior proximidade com os profissionais da área da Pediatria que trabalham nos outros sectores, junta também num mesmo piso a maioria dos sectores de cuidados à criança”, destaca Lina Winckler.

Além do HSA, o Centro Hospitalar de Leiria integra o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, que dá resposta a cerca de 400 mil habitantes, incluindo, pela sua proximidade, utentes de Ourém, município do distrito de Santarém.