Saúde

PCP considera encerramentos de urgências resultado de desinvestimento no SNS

4 dez 2023 14:00

Para os comunistas, o caminho é o de "reforçar as condições para garantir o direito constitucional à saúde"

pcp-considera-encerramentos-de-urgencias-resultado-de-desinvestimento-no-sns
Urgências têm estado alguns dias sem resposta médica desde Novembro
Ricardo Graça/Arquivo

A Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLei) do PCP considera que o encerramento das urgências hospitalares é o resultado de uma política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo uma nota de imprensa do PCP, o director clínico do Centro Hospital de Leiria anunciou o encerramento do apoio das especialidades de Cardiologia e Cirurgia Geral ao Serviço de Urgência Geral, da Urgência Pediátrica, da Urgência  Ginecológica/Obstétrica e Bloco de Partos em períodos diversos, entre os dias 1 e 4 de Dezembro.

"Tal anúncio revela os efeitos de uma política de desinvestimento e ataque ao Serviço Nacional de Saúde que passa, entre outras questões, pela desvalorização das diferentes categorias profissionais, das suas carreiras, salários e condições de trabalho", refere o PCP.

Para a DORLei, "tal política tem, antes de mais, o objectivos de fragilizar e desacreditar o SNS e assim promover o negócio da doença e os seus grandes grupos económicos que, designadamente no distrito de Leiria, têm já um peso significativo e se preparam para alargar substancialmente a sua escala, apropriar-se de um enorme investimento público e, consequentemente, reduzir o acesso da população aos cuidados de saúde".

Nesse sentido, a DORLei reafirma que o caminho é o de "reforçar as condições para garantir o direito constitucional à saúde das populações assegurando a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e restantes profissionais do sector, investindo nas infraestruturas e equipamentos e garantindo a gestão pública".

Considerando que o "Orçamento do Estado, recentemente aprovado pela maioria PS na Assembleia da República tem, nesta
matéria, o acordo do PSD, CDS, IL e Chega e prossegue a referida política de ataque ao SNS", o PCP afirma que continuará a sua "intervenção pela melhoria do SNS, designadamente no distrito de Leiria, intervindo política e institucionalmente e contribuindo para a dinamização a acção de massas das populações".