Economia

PCDIGA é uma das maiores empresas no mercado de informática

1 jun 2017 00:00

Pelos segundo ano consecutivo, considerada a "Melhor loja de tecnologia"

pcdiga-e-uma-das-maiores-empresas-no-mercado-de-informatica-6996
Jacinto Silva Duro

A PCDiga é uma das empresas principais empresas nacionais no mercado de informática. Boa parte do seu sucesso deve-se ao marketing boca-a-boca, mas também à boa qualidade e variada da sua oferta de produtos, que vão desde computadores para o mercado empresarial, até aos mais recentes gadgets e telefones inteligentes.

Fundada, em 2003, em Leiria, conta com lojas em Leiria, Parque das Nações, Benfica, Porto e Braga, e ainda com um armazém central em Leiria. Ao longo dos anos, tem vencido vários galardões de qualidade e, em 2015 e 2016, recebeu o prémio da copnceituada revista sobre informática PC Guia para a Melhor Loja de Tecnologia, em Portugal.

Em 2015, a PCDiga havia já destronado a Staples desta posição, tendo mantido, pelo segundo ano consecutivo, o galardão. Com várias campanhas promocionais ao longo do ano, a empresa galgou as fronteiras de Leiria e é hoje, um dos líderes, se não o líder, do mercado nacional de tecnologia de consumo, com mais de 140 mil clientes.

“Temos recebido vários prémios ao longo dos anos”, confirma Ricardo Lebre, do departamento de encomendas e gestão de produto, menorizando os galardões e valorizando a equipa que seis dias por semana, das 10 às 20 horas, trabalha na empresa.

A razão do rápido crescimento da empresa está ligada ao facto de a PCDiga ter sido, em 2003, uma das principais escolhas da comunidade online da época, em grande parte devido ao seu fórum que juntou alguns dos utilizadores mais notáveis da área em Portugal, de reviewers de hardware a overclockers.

Além disso, os altos índices de satisfação dos clientes e o marketing boca-a-boca foram fundamentais para o crescimento da empresa. Em Outubro de 2008, a empresa aventurou-se em Lisboa, no Parque das Nações, e abriu a sua segunda loja.

Seis anos depois e após melhorar significativamente os seus recursos humanos e materiais, a empresa abriu o terceiro espaço comercial, desta vez, no Porto. Em Março de 2016, devido ao forte crescimento do mercado em Lisboa, a firma inaugurou o seu quarto espaço físico para atendimento ao público, também na capital, desta vez em Benfica.

Já este ano, e a fim de satisfazer os pedidos provenientes de clientes da “capital do Minho”, a empresa instalou-se em Braga. “Situada num distrito repleto de gamers, entusiastas e amantes de tecnologia, a cidade representa desde o primeiro dia uma fatia importante dos clientes PCDiga, tornando a abertura desta quinta loja na cidade do arcebispos um acontecimento natural”, refere a empresa.

O CENTRO NEVRÁLGICO
O armazém da empresa, em Leiria, é o centro nevrálgico da PCdiga. É a partir dali que é efectuada grande parte da expedição das encomendas online. “Por dia, saem daqui, pelo menos 100 volumes. Nos saldos das Black Fridays, no Natal e durante as campanhas de promoção esse número ultrapassa os 600 envios”, sublinha Ricardo Lebre.

Após serem expedidas das instalações da empresa, as encomendas chegam, no prazo máximo de três dias, a casa dos clientes através da CTT Expresso.

Nas instalações, além de dois pisos para armazenamento de todo e qualquer componentes ou gadget imaginável, está ainda sediada a secção de contabilidade e de aquisições, bem como a gestão da loja online, do forum, secção de montagem de equipamentos para empresas ou para clientes individuais que prefiram adquirir o seu novo computador já pronto a funcionar, e ainda os serviços de RMA (Return Merchandise Authorization), ou pedidos de devolução de produtos defeituosos.