Viver

Paulo de Carvalho em concerto gratuito no regresso do Artes à Vila

24 jun 2022 09:16

Festival acontece este fim-de-semana no Mosteiro da Batalha

paulo-de-carvalho-em-concerto-gratuito-no-regresso-do-artes-a-vila
Actuação de Paulo de Carvalho prevista para sábado nas Capelas Imperfeitas
DR

O concerto de Paulo de Carvalho nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória é a principal aposta da próxima edição do festival Artes à Vila, totalmente gratuito, que se realiza este fim-de-semana, na Batalha.

Ao longo de três dias, com o apoio do JORNAL DE LEIRIA, o cartaz inclui música, circo contemporâneo, danças de época, actividades para crianças, workshops e visitas guiadas.

O programador Eduardo Jordão realça o conjunto de “espectáculos intimistas” proporcionados pelo Artes à Vila, que procura articular a presença de “grandes artistas” com “artistas emergentes”, sempre “em relação com o espaço”, que é Património da Humanidade.

Depois de acumular várias horas online nas edições de 2020 e 2021, devido a restrições relacionadas com a pandemia, em 2022 o festival acontece exclusivamente no formato presencial, mas, no futuro, pode voltar a ser transmitido em streaming, segundo Eduardo Jordão, pela capacidade de promover fora de fronteiras o património material e imaterial português.

Esta sexta-feira, 24 de Junho, decorre um workshop sobre projectos e fundos europeus para a cultura, em parceria com a Fundação GDA e orientado por Francisco Cipriano.

No sábado, 25 de Junho, pelas 21:30 horas, o Palco Santa Casa, instalado nas Capelas Imperfeitas, recebe o cantor Paulo de Carvalho, que em 2022 assinala 60 anos de carreira.

Antes, há visitas guiadas às gárgulas do Mosteiro (10 horas ou 16 horas) e um workshop de fotografia em festivais de música com os formadores Tânia Araújo e Luís Rocha.

Pelas 16 horas, no Claustro Real, o espectáculo de circo contemporâneo Raiz, de Daniel Seabra, propõe envolver o público numa experiência e alertar para os papéis sociais desempenhados por cada indivíduo nas relações humanas.

Depois das 17 horas, no Palco Santa Casa, o compositor, pianista e musicólogo Hélder Bruno apresenta-se a solo e deverá percorrer temas do segundo álbum, Under a Water Sky, lançado este ano.

Domingo, 26 de Junho, último dia do Artes à Vila, o festival oferece nova oportunidade para uma visita guiada às gárgulas do Mosteiro (10 horas ou 16 horas) e ainda O Pente do Careca, para maiores de cinco anos, por Nídia Nair Marques, às 10:30 horas, no Claustro Real; o espectáculo de danças de época coreografadas Danças com História, também no Claustro Real, às 16 horas, pela Associação Portuguesa de Danças com História; o concerto do guitarrista Pedro Mestre, depois das 17 horas, nas Capelas Imperfeitas; e, a fechar, no mesmo local, o concerto do cantautor Valter Lobo, que em 2022 editou novo disco de originais, com o título Primeira Parte de um Assalto.