Viver

Paulo Assim vence Prémio Literário Afonso Lopes Vieira 2022

13 dez 2022 19:02

“Lume”, obra escolhida por unanimidade, “revela a qualidade de uma escrita enxuta e limpa”, segundo o júri

paulo-assim-vence-premio-literario-afonso-lopes-vieira-2022
Paulo Assim (imagem de arquivo)
DR

Entre 96 trabalhos concorrentes, provenientes do Canadá, da Suécia, de França, de Cabo Verde e de Israel, além de Portugal, o júri atribuiu a Paulo Assim o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira 2022, na modalidade de poesia, com a obra “Lume”.

Paulo Jorge Coelho Carreira, conhecido no meio literário por Paulo Assim, nasceu em 1965, na aldeia de Casais de Além, freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, e vive na Batalha.

Atribuído por unanimidade, o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira 2022 tem o valor de 5 mil euros.

Fizeram parte do júri, Cristina Nobre, escritora e professora do Politécnico de Leiria, Manuel Frias Martins, ensaísta, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Domingos Lobo (pseudónimo), escritor e membro da Associação Portuguesa de Escritores, e David Arede, técnico superior do Departamento de Educação do Município de Leiria.

O trabalho vencedor, segundo Cristina Nobre, citada pelo Município de Leiria, “revela a qualidade de uma escrita enxuta e limpa, salpicada de chamas alimentadas pela escrita do poema, a relação amorosa, a casa, a infância, o corpo-paisagem, o caudal aquático”.

Para Manuel Frias Martins, “Lume” demonstra “um bom domínio da linguagem e uma aptidão muito interessante para a construção de imagens”.

Domingos Lobo, também ele escritor, considera que é um “livro de um só poema, cuja unidade temática e suas derivações, permite aferir das capacidades discursivas e metafóricas do autor”.

Na opinião de David Arede, “o poeta serve-se de metáforas fortes, jogos de palavras, hipérboles, entre outras estratégias sintáticas, que dão ênfase aos sentimentos e amores da juventude”, num “constante apelo aos sentidos”.

Anteriormente, Paulo Assim recebeu os prémios Paul Harris 2005 e Gaspar Fructuoso 2009, o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 2010, o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 2011, o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2011, o Prémio Literário Horácio Bento Gouveia 2012, o Prémio Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage 2013, o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha, Correntes d’ Escritas, 2013, o Prémio de Poesia Raul de Carvalho 2013, o Prémio de Poesia Soledade Summavielle 2013 e o Prémio Literário Cidade de Almada 2017.

A Câmara Municipal de Leiria anunciou que o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira voltará a ser editado dentro de dois anos na modalidade de novela e conto.

O júri decidiu, por unanimidade, não atribuir qualquer menção honrosa e propôs duas alterações ao regulamento.