Sociedade

Paul da Tornada realiza roteiro e eco-caminhada para discutir futuro da zona protegida

3 ago 2022 15:36

Iniciativa acontece em parceria com a artista Carolina Miradouro Moreira

paul-da-tornada-realiza-roteiro-e-eco-caminhada-para-discutir-futuro-da-zona-protegida
Roteiro e eco-caminhada são de participação gratuita
Victor Maia

O Paul da Tornada, no concelho de Caldas da Rainha, acolhe, no sábado, dia 13, das 10 às 12 horas, um roteiro e eco-caminhada para dar conhecer a história e cuidar das árvores desta área húmida.

Subordinada ao tema Cuidar do Futuro do Paul da Tornada, a iniciativa acontece em parceria com a artista Carolina Miradouro Moreira, que exporá um roteiro digital pelo espaço.

Haverá ainda uma acção de voluntariado seguida de uma oficina de introdução à anotipia, no contexto do projecto "1986 – 2022 Paul de Tornada", da autoria da artista.

A actividade é gratuita, porém é necessário proceder a uma inscrição obrigatória clicando aqui, que deve ser realizada até às 17 hortas do dia útil anterior.

O ponto de encontro dos participantes é o edifício do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada. 

O que é o Paul da Tornada?

O Paul de Tornada é uma zona húmida, localizada na faixa litoral Oeste, na localidade de Tornada, a cerca de cinco quilómetros de Caldas da Rainha.

É uma das poucas zonas apaludadas existentes na região, o que faz com que assuma um papel relevante no contexto de conservação das espécies características destes habitats.

Possui uma área de cerca de 45 hectares, 25 dos quais permanentemente alagados.

As suas características permitem incluí-lo na designação “Zona Húmida”, de acordo com a Convenção de Ramsar (Convenção Sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional).

Dotado de Flora e Fauna de importância considerável, sobretudo no que respeita às aves e a mamíferos como a lontra.

Verifica-se também a ocorrência do cágado-de-carapaça-estriada, espécie ameaçada em Portugal de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e protegida pela Convenção de Berna.

Pelas suas características e localização o Paul constitui um local privilegiado para a prática de Educação Ambiental e sensibilização para a conservação das zonas húmidas.