Covid-19

Pataias: 11 bombeiros em quarentena na sequência de 1 caso confirmado de Covid-19

22 ago 2020 15:04

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça convocou Comissão Municipal de Protecção Civil para analisar a evolução da pandemia no concelho, que tem 43 casos activos

pataias-11-bombeiros-em-quarentena-na-sequencia-de-1-caso-confirmado-de-covid-19
Alcobaça é o concelho do distrito de Leiria com mais casos activos
Ricardo Graça/Arquivo

As autoridades detectaram ontem, sexta-feira, um caso positivo de Covid-19 na corporação dos Bombeiros Voluntários de Pataias, o que, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, “determinou o isolamento e quarentena de 11 colegas que contactaram directamente” com o infectado.

Alcobaça é o concelho de Leiria com mais casos activos de Covid-19 e o terceiro com mais casos registados desde o início da pandemia.

Paulo Inácio acrescenta, numa mensagem publicada nas redes sociais, que “toda a corporação [de Pataias] será rastreada com testes no início da próxima semana, conforme determinação da Autoridade Local de Saúde, de modo a passarem alguns dias de incubação, eliminando assim o risco de ocorrência de falsos negativos”.

Entretanto, a capacidade de resposta da corporação "estará [em] serviços mínimos, nomeadamente emergências, até à realização integral da despistagem”, acrescenta o autarca, mas “as corporações vizinhas já estão sinalizadas desta ocorrência para a substituir nas suas tarefas normais e correntes fora do quartel”.

O presidente do Município convocou a Comissão Municipal de Protecção Civil para uma reunião no próximo dia 28 de Agosto, a fim de analisar a evolução da pandemia no concelho, e, em particular, “o mais recente foco de contágio anteriormente comunicado”, que, alegadamente, está “relacionado com um convívio particular de carácter religioso” e “social”.

Teve mais incidência em Alcobaça, Vestiaria e Aljubarrota, mas parece estar sob controlo.

De acordo com a informação mais recente, divulgada este sábado, ao início da tarde, pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, há 43 casos activos de Covid-19 no concelho de Alcobaça, menos 10 do que no dia anterior.

Segundo Paulo Inácio, “nos últimos dias, efectuaram-se centenas de testes no concelho de Alcobaça”.

Desde o início da pandemia, registam-se 167 casos de Covid-19 no concelho de Alcobaça, o que inclui 43 casos activos, 6 óbitos e 118 recuperados.