Economia

Páscoa traz optimismo à hotelaria de Fátima

10 abr 2022 10:50

Taxas de ocupação já animam empresários do sector

pascoa-traz-optimismo-a-hotelaria-de-fatima
Redacção/Agência Lusa

A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) disse hoje à agência Lusa que a maioria dos estabelecimentos de alojamento turístico em Fátima apresenta números optimistas de ocupação para o período da Páscoa.

“Embora nem toda a capacidade instalada, em termos de empreendimentos turísticos, tenha reaberto, a maioria dos estabelecimentos de alojamento turístico em funcionamento apresenta números optimistas de ocupação para o período da Páscoa, período este que, tradicionalmente, marca o início de época turística”, afirmou Purificação Reis.

Reconhecendo que a capacidade instalada em Fátima “ainda está longe de estar esgotada” para esta semana, Purificação Reis destacou que “as taxas de ocupação já animam os empresários”.

A presidente da ACISO explicou que “este aumento do fluxo turístico se faz sentir, essencialmente, à custa do mercado espanhol e que ainda não se conta com movimento significativo oriundo de mercados de longa distância, como seria já habitual quando comparado com anos pré-pandemia” de Covid-19.

Purificação Reis adiantou que, “decorridos dois anos fortemente impactados pela pandemia, o sector do turismo religioso começa a sentir sinais de retoma, ainda lenta e restrita a mercados de proximidade, mas, ainda assim, com boas perspectivas para a semana da Páscoa”. Quanto às perspectivas para o resto de 2022, a responsável da ACISO admitiu que os empresários estão “apreensivos com o impacto que a recente guerra na Ucrânia terá na operação do ano”, além de que “não se esquecem de que a pandemia ainda afecta o sector”.

Depois de dois anos de celebrações pascais marcadas pela pandemia, o Santuário de Fátima vai reforçar o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos, revelou recentemente o Santuário. Na sua página da internet, informou, no entanto, que “continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações pascais”.