Viver

Páscoa cheia de iniciativas e tradição na Nazaré

4 abr 2016 00:00

Jogos populares, festival de folclore, corridas de rolamentos, desfile etnográfico, mercado tradicional, sessões fotográficas com trajes típicos e um novo espaço dedicado aos artistas locais.

(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)
(Fotografia: CMN)

Tudo isto aconteceu no fim-de-semana prolongado por ocasião da Páscoa, na Nazaré, servindo para reforçar a identidade do concelho e preservar a herança cultural. Inaugurado a 24 de Março, O Nosso Canto é um espaço que funciona na Biblioteca Municipal, exclusivo para divulgar a música de artistas nazarenos.

Trata-se de um acervo com registos para audição, fotografias e biografias que vai estar disponível, também, numa base de dados através da internet. A ideia é inventariar a produção ao longo de várias décadas e transmitir o legado aos mais jovens.

Outra iniciativa destinada a preservar memórias, com o nome Venha Tirar um Retrato, decorreu entre 25 e 27 de Março junto do Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) e consistiu numa série de sessões fotográficas gratuitas com trajes típicos.

Durante o fim-de-semana, a população e os turistas aderiram também à segunda edição das corridas de rolamentos, que levaram 38 carrinhos à estrada, ao terceiro desfile etnográfico organizado pelo Grupo Danças e Cantares da Nazaré, aos jogos populares de rua que voltaram a unir gerações, ao mercado tradicional e ao 29.º Festival de Folclore do Rancho Tá- Mar, que decorreu no Casino. Uma Páscoa cheia de tradição, a reforçar a identidade nazarena.