Sociedade

Parque de aventura na natureza vai nascer em São Pedro de Moel

19 fev 2021 12:17

Escolha do local ficou acertada durante uma recente visita à Mata Nacional, feita por representantes e técnicos da Câmara da Marinha Grande e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. 

parque-de-aventura-na-natureza-vai-nascer-em-sao-pedro-de-moel
Parque de actividades lúdicas e de desporto de aventura na natureza irá nascer junto ao jardim Bambi
DR

A zona envolvente ao jardim Bambi, em São Pedro de Moel, irá acolher um parque de actividades lúdicas e de desporto de aventura na natureza. O projecto faz parte de um conjunto de acções a executar no âmbito da parceria da Câmara da Marinha Grande e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a recuperação da Mata Nacional de Leiria.

A escolha do local parque ficou definida durante uma visita ao Pinhal, feita por representantes e técnicos da Câmara do Município e do ICNF. Em comunicado, a Autarquia adianta foi analisado “o melhor local” para a instalação do referido parque, cujo projecto será realizado pela Câmara “em consonância com o ICNF”, tendo sido “seleccionado” o espaço envolvente ao jardim Bambi. 

O comunicado da Câmara explica que esta visita ao terreno se insere no conjunto de reuniões periódicas que têm decorrido entre a presidente do Município, Cidália Ferreira, e a directora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Fátima Reis Araújo, com técnicos do ICNF, para “acompanhamento e coordenação conjunta” de acções a realizar no âmbito da recuperação do Pinhal do Rei.

Para a autarca da Marinha Grande, “estas reuniões e deslocações ao Pinhal têm-se revelado bastante produtivas”. Isto porque, permitem “acompanhar as nações executadas ou a realizar pelo ICNF, contribuindo também para a concretização de algumas delas em estreita parceria e indo ao encontro dos desejos da população e das orientações do Observatório do Pinhal do Rei”.

Por seu lado, a directora Regional do Centro do ICNF, sublinha que “os dirigentes deste organismo assumiram a responsabilidade pela implementação de acções concertadas e tendentes a serem implementadas no mais breve prazo possível, segundo uma ordem de prioridade”.

Segundo informação da Câmara, as reuniões têm contado também com a presença de técnicos do ICNF, do Município e representante do Observatório do Pinhal Do Rei.

Acções de recuperação já definidas


Além das acções em curso, de intervenção na área devastada pelo incêndio de 2017, o ICNF prepara-se para iniciar a “transplantação” de árvores que tinham sido plantadas no âmbito de uma acção de voluntariado num aceiro para a bordadura da Lagoa da Cova do Lobo, uma acção “em tempos reclamadas pelo Observatório do Pinhal do Rei”.

De acordo com o comunicado da Câmara, está já em curso a requalificação de um antigo Campo de Futebol na Vieira, “um espaço de utilização regular que se pretende devolver à utilização da população de forma a conciliar zonas de desporto e de lazer”.

No caso do campo, a intervenção consiste na limpeza do espaço e na plantação de árvores autóctones que possam vir a formar uma cortina arbórea à estrada e, mais tarde, criar zonas de sombra para os seus utilizadores. “O campo irá ser convertido em espaço de futebol de sete e prevê-se a colocação de mesas para piquenique”, acrescenta a Câmara.

Numa acção conjunta entre o ICNF e a Câmara Municipal, vai ser requalificada a ponte de madeira, localizada na Ribeira de S. Pedro. Ao longo da zona de ribeira prevê-se também a instalação de painéis de divulgação da fauna e da flora mais representativas do local.

A vegetação existente nos vários parques de merendas será cortada, com recurso ao serviço público dos Sapadores Florestais. Há ainda intervenções previstas para a área envolvente à Fonte da Felícia, com a plantação de espécie autóctones, corte de árvores em risco de queda e instalação de um percurso pedestre ajustado ao espaço.

A zona do Tremelgo também será objecto de beneficiação, com a substituição do equipamento de apoio e de lazer que se encontra em mau estado, e a limpeza do espaço envolvente. Será ainda feita “uma poda fitossanitária” do eucalipto classificado que se encontra nas imediações.

Na zona de protecção do Samouco, prevê-se o corte e remoção do arvoredo tombado e a subsequente plantação de espécies autóctones.

Serão ainda intervencionadas outras zonas de lazer junto à Ponte Nova e requalificada uma das pontes de madeira junto a uma queda de água.