Sociedade

Parque D. Carlos I acolhe primeira edição do Mercado da Cerâmica de Caldas da Rainha

14 jun 2022 14:56

Evento junta a arte de criar cerâmica ao vivo, com música, teatro e gastronomia

parque-d-carlos-i-acolhe-primeira-edicao-do-mercado-da-ceramica-de-caldas-da-rainha
Cerâmica das Caldas da Rainha em destaque no Parque D. Carlos I, entre 17 e 19 de Junho
DR

O Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, recebe entre os dias 17 e 19 de Junho, na zona do parque das bicicletas, a primeira edição da mostra Mercado da Cerâmica.

O evento tem como objectivo ser um "espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para trabalhar". No parque estarão mais de três dezenas de ceramistas, que irão expor e vender as suas peças, no âmbito da chancela "Caldas da Rainha, Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares" (desde 2019).

A inauguração do mercado acontecerá às 18 horas de 17 de Junho, estando programadas animação e street food.

Assim, pelas 21:30 horas, haverá um espectáculo com o grupo de seis vozes femininas Crua, prometendo uma incursão pela música tradicional portuguesa.

Uma exposição colectiva de cerâmica, com peças dos participantes na mostra, é inaugurada no dia 17, às 15 horas, no Museu da Cerâmica.

A mostra ficará ficando patente até ao dia 28 de Agosto.

No dia 18, a mostra abrirá portas às 10 horas com a actuação dos Gaiteiros da Fanadia, que se mostrarão pelos cantos e recantos do Parque D. Manuel I.

A animação continuará às 18:30 horas, com o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de fole dos Seiva.

E, às 21:30 horas, as Marchas Populares farão um percurso pela cidade, da Praça 25 de Abril até à Mostra Mercado da Cerâmica.

No último dia, 19 de Junho, o espaço acolhe às 10 horas, o teatro de rua “Talvez”, onde a música e a poesia visual, se fundirão numa actuação de circo moderna, pela companhia Nuvem Voadora.

Às 18 horas, o Guitolão Trio, mostrarão o Guitolão, instrumento idealizado pelo guitarrista Carlos Paredes, que junta guitarra e violão num só.