Economia

Parcerias com centros de saber facilitam internacionalização das empresas

6 mai 2022 09:00

O tecido empresarial tem muito a ganhar ao estabelecer parcerias com os centros de investigação, que podem alavancar a sua ida para os mercados estrangeiros com produtos inovadores

parcerias-com-centros-de-saber-facilitam-internacionalizacao-das-empresas
DRT, de Leiria, exporta toda a sua produção
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O que permite a inovação é a investigação, nem sempre fácil de fazer pelas empresas.

É por isso que a academia é um aliado de peso, na medida em que tem a capacidade de colocar a investigação ao serviço das empresas, ao mesmo tempo que dispõe de redes e de contactos que abrem portas para novos mercados.

Esta foi uma das conclusões do III Encontro de Internacionalização de Empresas, promovido pelo Politécnico de Leiria, que segunda e terça-feira juntou no Edifício Nerlei responsáveis de diversas entidades do sistema de ensino e das empresas.

“A maioria do tecido empresarial não tem capacidade para fazer investigação. Precisa da academia para ter factores dinâmicos de competitividade e lançar-se nos mercados internacionais”, disse Olinda Sequeira, investigadora do Centro de Investigação em Cidades Inteligentes, durante o painel Internacionalização de empresas – perspectiva das unidades de investigação e incubadoras.

Na mesma ocasião, Maria Manuel Gil, coordenadora do MARE, em Peniche, lembrou que desenvolver novos produtos leva tempo, de que nem sempre as empresas dispõem, e que a colaboração com a academia permite encurtar esse tempo e obter mais rapidamente produtos com valor acrescentado, transacionáveis nos mercados internacionais.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ