Saúde
Parceria que assegura o Hospital de Peniche faz balanço positivo e vai continuar
Modelo de funcionamento foi adoptado há três meses pela Câmara de Peniche e pela Unidade Local de Saúde do Oeste
O presidente da Câmara Municipal de Peniche reuniu recentemente com a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), no final dos primeiros três meses de implementação do modelo que permitiu garantir o funcionamento contínuo do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche.
Em nota de imprensa, a autarquia faz saber que "o balanço realizado pelas duas entidades é muito positivo".
"Desde o início da implementação desta solução, o Serviço de Urgência Básica manteve-se permanentemente em funcionamento, sem qualquer interrupção, assegurando uma resposta essencial para a população e devolvendo estabilidade a um serviço fundamental para o território. A avaliação efectuada permitiu igualmente confirmar a continuidade desta parceria e do modelo atualmente em vigor, garantindo as condições necessárias para que o Hospital de Peniche continue a prestar uma resposta regular e permanente às populações", prossegue o município.
Para o presidente da Câmara Municipal de Peniche, "os resultados alcançados nestes primeiros meses demonstram que foi possível encontrar uma solução eficaz para um problema que preocupava profundamente a população. O mais importante é que o Hospital de Peniche permaneceu sempre aberto e disponível para responder a quem dele necessita".
"Quando está em causa um serviço tão importante para as pessoas, não podíamos ficar à espera que os problemas se resolvessem por si próprios. Assumimos as nossas responsabilidades, juntámos parceiros, mobilizámos a comunidade e encontrámos uma solução concreta", sublinha o autarca.
"É importante recordar que o Hospital de Peniche não serve apenas o nosso concelho. Estamos a falar de uma infra-estrutura de relevância regional, que responde às necessidades de milhares de pessoas e que desempenha um papel fundamental na rede de cuidados de saúde do Oeste", destaca o presidente da Câmara.
"Os municípios podem e devem ajudar a encontrar soluções, sobretudo quando estão em causa os interesses das populações. Foi isso que fizemos. Mas é igualmente importante garantir que este projecto tem condições de estabilidade e sustentabilidade futuras, em função da importância que o Hospital de Peniche representa para toda a região", afirma o presidente da Câmara.
O autarca conclui reafirmando o compromisso do município: "Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para defender o Hospital de Peniche. Investir na saúde é investir nas pessoas, na qualidade de vida, na segurança e no futuro do nosso território."