Sociedade

Papa escolhe D. António Marto para seu enviado no Encontro Europeu de Juventude

4 jun 2022 15:41

A escolha do bispo emérito de Leiria-Fátima foi anunciada este sábado pelo Vaticano. O encontro decorrerá em Santiago de Compostela, em Agosto.

papa-escolhe-d-antonio-marto-para-seu-enviado-no-encontro-europeu-de-juventude
D. António Marto é, desde Março, bispo emérito de Leiria-Fátima
Ricardo Graça/Arquivo

Bispo emérito de Leiria-Fátima, D. António Marto vai ser o enviado do Papa Francisco ao encerramento do Encontro Europeu da Juventude de Santiago de Compostela, em Espanha. Este evento decorrerá entre os dias 3 e 7 de Agosto e acontece um ano antes de Lisboa receber as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023.

O anúncio da escolha foi feita este sábado pelo Vaticano e mereceu já uma reacção do cardeal. “O Papa Francisco quis surpreender-me com este convite desde que passei a bispo emérito, pedindo-me para ser seu enviado especial à peregrinação europeia dos jovens a Santiago de Compostela”, afirmou António Marto, num vídeo enviada pelo Santuário de Fátima à agência Lusa.

Naquela mensagem, o cardeal salienta que são esperados “jovens representantes de praticamente todos os países da Europa” em Santiago de Compostela, num evento que, “de algum modo é uma primeira etapa, uma primeira estação, um pré-aquecimento das Jornadas Mundiais da Juventude”, em Lisboa.

Na mesma declaração, D. António Marto realça a necessidade de os jovens procurarem” espiritualidade para um mundo muito materialista” e “sentido da vida no meio da dispersão em que há mil solicitações”.

O bispo eméritos defende ainda que a peregrinação que decorre em Santiago de Compostela e as Jornadas Mundiais da Juventude “devem manter sempre viva a esperança, num momento de muito sofrimento e mortes”, para ser possível “uma nova humanidade”.
“Os jovens são os grandes protagonistas porque serão eles que vão construir esta nova humanidade”, afirma D. António Marto.